Projeto a ser realizado pela Unisc é apresentado para autoridades públicas
Iniciativa da Universidade de Santa Cruz do Sul prevê ações voltadas ao protagonismo da pessoa com Transtornos do Espectro Autista

Na última semana, o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Frederico Henn, e a vice-reitora, Andréia Rosane de Moura Valim, receberam a visita do deputado federal Marcelo Moraes (PL), do prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes (PL), de secretários municipais, vereadores e da deputada estadual Kelly Moraes (PL). O encontro teve por intuito conhecer o projeto 'Espectro Unisc: inclusão que transforma', que prevê a inserção social e ações voltadas ao protagonismo da pessoa com Transtornos do Espectro Autista (TEA).
A iniciativa busca o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sócio-afetivas, visando a melhora da qualidade de vida das pessoas com TEA e seus familiares. Associado a formação e qualificação de profissionais das diferentes áreas de atuação que estão sendo formados na Unisc, com encontros na Clínica do Movimento Humano e na área das piscinas da universidade. O projeto contou com aporte financeiro do deputado federal Marcelo Moraes, no valor de R$3 milhões e inicialmente será desenvolvido para os munícipes de Santa Cruz do Sul.
"Nesta fase inicial, pretendemos atender somente autistas e familiares de Santa Cruz, mas à medida que o projeto vai acontecendo, queremos ampliar para outros municípios da região", menciona o reitor. O prefeito da cidade agradeceu o empenho de todos os envolvidos. "Podem ter certeza que a prefeitura é parceira, porque é um trabalho que vai beneficiar a comunidade e principalmente levar qualidade de vida para as pessoas e suas famílias", completa.
Sobre o projeto
A proposta atenderá crianças, adolescentes e adultos com TEA, a partir de dois anos, residentes na Região dos Vales. Será gratuito para famílias que comprovem o Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico) e Benefício de Prestação Continua (BPC). As atividades serão voltadas, especialmente, com foco em atividade física adaptada, acompanhamento odontológico (para participantes que ainda não têm acompanhamento e carecem deste tipo de atendimento), acompanhamento alimentar, avaliação psicológica, inserção no mercado de trabalho para os que têm interesse. E também rodas de conversa com usuários e familiares, oficinas, eventos e cursos.
A próxima etapa será apresentar às famílias da Instituição Luz Azul, na terça-feira, 8. O objetivo, neste primeiro momento, será a conversa com as famílias e a partir da escuta entender as principais demandas e necessidades para avançar nas próximas etapas do projeto. O lançamento, para toda comunidade regional, será no próximo dia 25.