Projeto a ser realizado pela Unisc é apresentado para autoridades públicas

Iniciativa da Universidade de Santa Cruz do Sul prevê ações voltadas ao protagonismo da pessoa com Transtornos do Espectro Autista

Projeto contou com aporte financeiro no valor de R$3 milhões e inicialmente será desenvolvido para os munícipes de Santa Cruz do Sul - Crédito: Divulgação

Na última semana, o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Frederico Henn, e a vice-reitora, Andréia Rosane de Moura Valim, receberam a visita do deputado federal Marcelo Moraes (PL), do prefeito de Santa Cruz do Sul, Sérgio Moraes (PL), de secretários municipais, vereadores e da deputada estadual Kelly Moraes (PL). O encontro teve por intuito conhecer o projeto 'Espectro Unisc: inclusão que transforma', que prevê a inserção social e ações voltadas ao protagonismo da pessoa com Transtornos do Espectro Autista (TEA).

A iniciativa busca o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sócio-afetivas, visando a melhora da qualidade de vida das pessoas com TEA e seus familiares. Associado a formação e qualificação de profissionais das diferentes áreas de atuação que estão sendo formados na Unisc, com encontros na Clínica do Movimento Humano e na área das piscinas da universidade. O projeto contou com aporte financeiro do deputado federal Marcelo Moraes, no valor de R$3 milhões e inicialmente será desenvolvido para os munícipes de Santa Cruz do Sul. 

"Nesta fase inicial, pretendemos atender somente autistas e familiares de Santa Cruz, mas à medida que o projeto vai acontecendo, queremos ampliar para outros municípios da região", menciona o reitor. O prefeito da cidade agradeceu o empenho de todos os envolvidos. "Podem ter certeza que a prefeitura é parceira, porque é um trabalho que vai beneficiar a comunidade e principalmente levar qualidade de vida para as pessoas e suas famílias", completa.

Sobre o projeto 

A proposta atenderá crianças, adolescentes e adultos com TEA, a partir de dois anos, residentes na Região dos Vales. Será gratuito para famílias que comprovem o Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico) e Benefício de Prestação Continua (BPC). As atividades serão voltadas, especialmente, com foco em atividade física adaptada, acompanhamento odontológico (para participantes que ainda não têm acompanhamento e carecem deste tipo de atendimento), acompanhamento alimentar, avaliação psicológica, inserção no mercado de trabalho para os que têm interesse. E também rodas de conversa com usuários e familiares, oficinas, eventos e cursos.

A próxima etapa será apresentar às famílias da Instituição Luz Azul, na terça-feira, 8. O objetivo, neste primeiro momento, será a conversa com as famílias e a partir da escuta entender as principais demandas e necessidades para avançar nas próximas etapas do projeto. O lançamento, para toda comunidade regional, será no próximo dia 25.

Comments