Presidente da FMP apresenta livro sobre a corrupção no Brasil
Coletiva.net conversou com Fábio Roque Sbardellotto, da Fundação Escola Superior do Ministério Público, para entender mais sobre a obra

Com o objetivo de se aprofundar e entender mais sobre a corrupção em seus espectros históricos, sociológicos e jurídicos, Fábio Roque Sbardellotto, presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), apresenta o livro 'O Combate à Corrupção - Políticas Públicas a partir da Lava Jato'. A reportagem do Coletiva.net conversou com Sbardellotto para entender mais sobre a obra.
De acordo com o presidente da FMP, o livro é o resultado de anos de pesquisa, mas decorre de sua preocupação de 30 anos como membro do Ministério Público (PM). "A obra aprofunda a análise histórica do fenômeno da corrupção, ando por eventos recentes que impactaram a sociedade brasileira e até mundial, como o Mensalão e a Lava-Jato, para demonstrar a relevância da existência de políticas públicas sólidas que fomentem o necessário combate a esta mazela", explicou.
O livro é ível para a leitura de todos os públicos. Segundo Sbardellotto o tema da corrupção é multifacetado, e interessa a toda a comunidade, porquanto seus efeitos e sua história nos sensibilizam e permitem reflexões em todos os níveis do conhecimento. "Acredita-se que a obra pode constituir para a conscientização jurídica e social acerca dos efeitos nocivos da corrupção, da necessidade premente de seu enfrentamento e da valorização das Instituições e poderes do Estado, solidificando a democracia", comentou. Entretanto, apesar da divulgação, ainda não há data de lançamento do livro.