Prefeitura lança Diário Oficial exclusivamente eltrônico

Última edição impressa circulou nesta sexta-feira

O Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) deixa de circular na versão em papel a partir desta segunda-feira, 2. Na mesma data, será lançada a versão eletrônica do informativo, em cerimônia a partir das 8h30, no Salão Nobre do Paço Municipal. O evento contará com a presença do prefeito José Fortunati, da secretária de istração, Sonia Vaz Pinto, do diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, e de autoridades municipais. O Dopa estará disponível nos sites da Prefeitura de Porto Alegre e da Câmara Municipal.
O Dopa-e terá mecanismo de busca por assunto, e o novo formato não publicará matérias pagas, como extravios de notas fiscais/talões/livros e editais de convocação. Desenvolvido pelas equipes da Secretaria de istração, Câmara Municipal e Procempa, a iniciativa integra o Programa Estratégico de Gestão Total e prepara para a gestão eletrônica de documentos. Os conteúdos para publicação, que arão a ser de responsabilidade dos órgãos emissores, serão recebidos por meio do Sistema Dopa On Line. Os materiais que chegarem até as 16h serão publicados no dia seguinte.
De acordo com Sonia Vaz Pinto, a iniciativa trata-se de um importante avanço que resultará na racionalização operacional e de recursos financeiros. "Um dos principais impactos da iniciativa é a economia de R$ 441 mil anuais em impressão, segundo dados de 2009. Também estamos levando em conta os ganhos ambientais, pois deixaremos de utilizar mais de 30 toneladas de papel ao ano", destacou.
A coordenadora-geral de Modernização istrativa, Maria da Graça Brunelli, esclarece que a elaboração do processo levou em consideração fatores como a eficiência na busca de informações e a eliminação dos erros. Após o desenvolvimento do redesenho do processo de geração do Dopa, foi necessária a criação de lei para institucionalização do Dopa Eletrônico e de sistema informatizado para inserção de matérias eletronicamente e controle de edição. O último o foi a implantação da digital, visando à garantia de segurança nas informações.
A equipe que fez a mudança do Dopa impresso para o eletrônico é formada  pela gerente do jornal, Tamara Pereira, além dos funcionários Marines Dorneles, Angela Scarparo, Ana Paula Mosena, Paulo Kerche e Olivan Prado.
Imagem

Comments