Prefeitura de POA promove debates para incentivos a construções no 4º Distrito
Intuito é isentar os empreendedores de alguns impostos municipais e promover alterações em normas para facilitar obras

A Prefeitura de Porto Alegre visa incentivar novas construções ou o reaproveitamento de estruturas nos bairros: Farrapos, Floresta, Humaitá Navegantes e São Geraldo, que fazem parte do 4º Distrito. Para isso, a istração da cidade pretende isentar os empreendedores de alguns impostos municipais e promover alterações nas normas para construção. Trata-se do 'Plano Diretor do 4º Distrito', projeto do planejamento urbano do prefeito Sebastião Melo, do MDB.
A proposta será apresentada para a comunidade nesta quinta-feira, 24, às 19h, em reunião aberta no Clube Gondoleiros (rua Santos Dumont, 1.147). Conforme o vice-prefeito Ricardo Gomes, do DEM, a iniciativa deve chegar à Câmara de Vereadores até o fim de março, porém, antes disso, serão realizadas duas audiências públicas, exigência legal para mudanças em normas urbanísticas, ainda não anunciadas.
Conhecida pelo aspecto industrial das construções, a região chamada de 4º Distrito é a entrada da cidade para quem chega pelas estradas do interior ou pelo aeroporto, e vizinha de bairros como o Centro e o Moinhos de Vento. No entanto, o número de moradores nos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Humaitá e Farrapos é considerado baixo: 54 mil, segundo a istração pública do município. Para aproveitar a localização e infraestrutura já instalada, a prefeitura pretende triplicar a quantidade de habitantes, em prazo ainda não definido.
A reunião será organizada pela prefeitura em conjunto com o fórum da Região de Gestão do Planejamento (RGP) 2, que compõe o Conselho Municipal do Plano Diretor com representação comunitária. Os cinco bairros que formam o 4º Distrito integram também a RGP 1.