Pesquisa Fiergs revela desafios da qualificação profissional na indústria gaúcha

Embora procura por emprego tenha crescido, estudo aponta escassez de trabalhadores capacitados

Sondagem avalia índices de produção e empregabilidade, apontando perspectivas para os próximos meses - Crédito: Reprodução

Foi divulgada, recentemente, a Sondagem Industrial, estudo promovido pela Federação das Indústrias do Estado (Fiergs). Com isso, foi apresentado um aumento do índice de produção pelo terceiro mês consecutivo, que atingiu 50,4 pontos. Apesar de representar uma estabilidade em comparação com agosto (55,9 pontos), o resultado superou a média histórica de setembro, que é de 48,3 pontos.

Foi visto que o índice de empregabilidade também subiu, marcando 51,7 pontos, acima da média de 49,5, apesar da desaceleração em relação a agosto. No entanto, a utilização da capacidade instalada caiu para 71%, indicando uma operação abaixo do normal. A falta de trabalhadores qualificados atingiu 27% das respostas, maior percentual desde 2014, tornando-se o terceiro maior problema do setor.

Para o presidente da Fiergs, Cláudio Bier, "esse avanço é significativo, especialmente considerando o histórico de queda na produção nesta época do ano". As expectativas para os próximos meses se mostram mais cautelosas, com redução nos índices de demanda e investimento. Além disso, políticas que incentivem a qualificação de profissionais tendem a crescer no Rio Grande do Sul.

Comments