Pesquisa da Fiergs revela estabilidade no setor industrial gaúcho

'Sondagem Industrial' realizada pela federação aponta segundo mês consecutivo sem crescimentos e diminuição de intenção de investir no Estado

Sondagem Industrial divulgou dados que apontam aumentos dos índices em relação aos levantamentos anteriores - Crédito: Divulgação

Nos últimos dias, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) divulgou a sua 'Sondagem Industrial'. Foi constatado que, mesmo com o mercado de trabalho aquecido, a produção gaúcha no segmento se manteve estável na agem de janeiro para fevereiro deste ano. O índice de evolução da manufatura registrado foi de 49,8 pontos, quase na marca de 50 que delimita crescimento e queda em relação ao mês anterior. 

Verificou-se também que o percentual de empregados bateu 53,4 pontos, ficando acima da média histórica do mês. Tal dado revela aumento da empregabilidade no setor em relação a janeiro. Além disso, a indústria gaúcha vislumbrou uma operação com 70% de sua capacidade instalada (UCI). Contudo, o nível de UCI em relação ao usual continuou abaixo da linha divisória de 50, em 45,8 pontos.

A pesquisa, que foi realizada entre 6 e 17 de março, mostrou ainda, em linha com a redução do otimismo, que o Índice de Intenção de Investir do setor caiu de 61,5 pontos, em fevereiro, para 58,8, este mês. O levantamento foi realizado com 155 empresas, sendo 34 pequenas, 54 médias e 67 grandes. Para ar a pesquisa na íntegra, clique neste link.

Comments