Parceria entre Sedac e Uergs visa à ampliação de atividades culturais no RS
de Termo de Cooperação ocorre nesta tarde em evento com transmissão ao vivo

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) assinam, hoje, 21, às 14h, o Termo de Cooperação para ampliar as ações da área no Estado. A parceria visa a fomentar as atividades culturais e educativas em espaços de instituições estaduais vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) - como Casa de Cultura Mario Quintana, Fundação Theatro São Pedro, Teatro de Arena, museus e bibliotecas. O ato, que terá transmissão ao vivo pelo YouTube da instituição de ensino, ocorrerá na Reitoria da Uergs (Rua Washington Luiz, 675 - Centro Histórico, em Porto Alegre).
O acordo prevê a oferta de projetos desenvolvidos por docentes, discentes e comunidade acadêmica dos cursos de Artes da Uergs. A intenção é que, dessa forma, exista mais oportunidades de presença nos espaços e mais visibilidade à produção feita na Universidade. O intuito ainda é proporcionar ao público uma diversificação da programação cultural, bem como novas possibilidades de formação e fomento à cultura e à arte.
Será formado também um grupo de trabalho composto por colaboradores da Uergs e da Sedac. A equipe desenvolverá um plano de ação com foco na realização de programas educacionais e das artes direcionados ao novo ensino médio. A ideia é fortalecer e qualificar a introdução das disciplinas nas redes escolares.
Conforme a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, é fundamental o redesenho dos modelos de governança cultural por meio da inovação institucional, e a cooperação entre as instituições é um estímulo para a integração de escolas, grupos de crianças e comunidades com as organizações do setor. "Dessa forma, pretendemos fomentar o desenvolvimento de serviços educativos que possam fazer a ligação entre as instituições de cultura e as de educação."
O reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, completa que a iniciativa "possibilitará que a universidade promova novas ações no campo das artes e das letras, especialmente aquelas voltadas para a formação e a capacitação, tanto para o público de escolas como para os agentes culturais. Ao mesmo tempo, estaremos contribuindo e somando para fortalecer as políticas voltadas à cultura no Rio Grande do Sul".
Resultados em três eixos
Com a parceria, a Uergs visa trabalhar três eixos. No Ensino, promover monitoria em mediação cultural e oferecer cursos em Arte para profissionais de ensino estadual. Na Pesquisa, desenvolver projetos relacionados aos acervos dos aparelhos culturais e aos aspectos pedagógicos, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Na Extensão, formar novos agentes da área e oficinas artísticas abertas à comunidade.