O Pacto Alegre junto com a Aliança para Inovação, com articulação entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), organizam evento que trará novidades sobre reestruturação e construções de lares das pessoas que foram afetadas pela enchente. A atividade será realizada no Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Tecnopuc), da PUCRS, nesta terça-feira das 18h às 20h. 281j4r
O evento reunirá diferentes setores da sociedade civil, compostos por arquitetos, urbanistas e engenheiros. Os profissionais levarão ideias de soluções resilientes e sobre habitações após os resultados da catástrofe climática que afetou o Rio Grande do Sul. De acordo com a programação do evento, a cerimônia será dividida entre dois blocos, iniciando pelas falas dos especialistas e seguindo com os universitários.
Conforme a programação, a introdução ficará a cargo de Santiago Uribe, sociólogo e consultor do Pacto Alegre e do Escritório de Resiliência de Medellín, que falará sobre urbanismo resiliente. Além disso, Alexandre Pereira Santos, da Universidade Ludwig Maximilians e PoaInquieta, também farão participações em primeiro momento, abordando questões de como intervir em situações de crise e perigos da má adaptação em projetos urbanos existentes. Além deles, Tiago Holzmann, da 3C Arquitetura e Urbanismo, que falará sobre as ações em curso no Conselho.
O head de Comunicação do Pacto Alegre, Ricardo Gomes, comenta que poder contar com a presença dos profissionais destas áreas, é garantir o compartilhamento de mudanças e diferenças no setor. ?Nosso intuito é trazer as diversas iniciativas que estão em andamento para unirmos esforços, em vez de uma atuação dispersa?, comenta.
Sobre a ideia de realizar o evento em dois blocos, o GTO do Pacto Alegre e articulador do Coletivo PoaInquieta, Cleiton Chiarel, comenta que se aposta em uma escuta ativa entre os participantes, com intenção de promover um debate amplo. ?Essa forma possibilita conexões e gera um entendimento claro dos desafios que a cidade enfrentará nos próximos anos em função das escolhas que estão sendo feitas agora.?
O evento tem o apoio do Grupo RBS, como media partner, e dos patrocinadores Badesul, Banrisul, Sebrae e Sicredi. As inscrições podem ser realizadas, por meio do link, até as 16h do dia do evento.