Pacto Alegre promove 'Desafio Extraordinário Porto Alegre Resiliente'

Movimento tem como intuito contribuir em diferente áreas afetadas pelas enchentes do Rio Grande do Sul

Pacto Alegre reuniu voluntários para desenvolvimento de plataformas - Crédito: Maurício Tonetto/Secom

Com objetivo de contribuir após os impactos das enchentes do Rio Grande do Sul, o Pacto Alegre desenvolveu o Desafio Extraordinário Porto Alegre Resiliente, que propõe cinco projetos para a reconstrução da Capital, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Destas ações, quatro estão em operação há cerca de duas semanas.

As iniciativas acontecem dentro do contexto da Aliança para Inovação de Porto Alegre, formada pelo Pacto e as instituições de ensino. Em um primeiro momento, todos os recursos foram alocados em torno do Comitê de Crise de Abrigos da prefeitura de Porto Alegre, localizado no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) da PUCRS.

Entre as ações, o Pacto reuniu voluntários para o desenvolvimento de duas plataformas de software, o Abrigo RS com a intenção de contribuir com auxílio para a organização e logísticas dos espaços que servem como abrigos para as famílias que tiveram casas afetadas pela enchente. A plataforma foi aprovada oficialmente como ferramenta oficial da prefeitura de Porto Alegre. Também foi produzida a SOS RS Ajuda, focada em conectar demandas e manter o controle de doações

Além disso, foi instalado um Hospital Veterinário de Campanha para atender animais atingidos pelas enchentes que necessitam de cirurgia. O serviço funciona mediante o encaminhamento dos abrigos e fica localizado no estacionamento da Unisinos, em Porto Alegre. Para essa ação, foi articulada uma parceria entre o Exército Brasileiro, Hospital Veterinário da Ufrgs, Brigada Militar e o Hospital Vila Nova.

Comments