Ospa e Hique Gomez se unem para homenagear o compositor Stravinsky
Público é convidado para assistir transmissão ao vivo pelo canal da Fundação no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa

Após a abertura da temporada 2021, ocorrida no último final de semana, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) prepara a segunda atração do ano. O concerto de música de câmara 'Stravinsky 50' terá regência do maestro e diretor artístico Evandro Matté e a participação do músico e ator Hique Gomez, que fará a narração da história. O público é convidado para assistir a transmissão ao vivo neste sábado, 15, às 17h, pelo canal da Fundação no YouTube e pela plataforma #CulturaEmCasa, gratuitamente.
O programa é dedicado à obra 'A História do Soldado', do compositor russo Igor Stravinsky que, em abril, completou 50 anos de sua morte. Na montagem da Ospa, a ambientação promete uma iluminação especial. De acordo com Hique Gomez, criador do espetáculo 'Tangos & Tragédias', ao lado do já falecido Nico Nicolaiewsky, será gratificante se unir à Ospa para realizar esta homenagem. "Foi a universidade de música que eu nunca fiz. Adquiri um conhecimento do repertório e entendi o valor de se ter uma companhia desse calibre em uma cidade como a nossa", comenta o artista.
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac). Os concertos deste ano são patrocinados por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul e Alibem. Os apoiadores são: Dufrio e Sulgás. A realização é da Fundação Ospa e Fundação Cultural Pablo Komlós. Em função da pandemia, os primeiros concertos da temporada são com grupos de câmara, ou seja, reúnem menos instrumentistas do que o normal. Também por este motivo, as apresentações não têm previsão de receber público presencial.