Núcleo de Inteligência Regional é instalado no Estado

Responsáveis pelo Sistema de Inteligência do Ministério Público do Trabalho recebem treinamento

O Núcleo de Inteligência Regional (NIR) instalado nesta segunda-feira, 2, no Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul, marca a fase da efetiva constituição do Sistema de Inteligência do MPT (Simpt). Na mesma data, também teve início a capacitação avançada no Simpt, com a participação de 22 membros e servidores. Anteriormente, já haviam sido realizadas as capacitações básicas e intermediárias.
O Instituto Sagres, consultoria contratada pelo MPT, realiza até a próxima quinta-feira, 5, um treinamento dos responsáveis pelo Simpt no Estado. O objetivo é que consultores, membros e servidores realizem, conjuntamente e sob orientação da empresa, alguns dos produtos de inteligência futuramente incorporados às rotinas do Ministério.
O primeiro dia foi destinado à ambientação no Simpt. Nesta terça-feira, 3, os assuntos abordados são técnica operacional de entrevista, prospectiva estratégica, identificação das necessidades informacionais relativas ao assunto estabelecido pelo Núcleo e identificação das fontes de dados. Nos dois últimos dias, 4 e 5 de maio, o tema a ser explorado será a produção de inteligência: coleta, avaliação de dados e informações, análise, formalização e distribuição, aplicação de medidas de contrainteligência em todas as etapas e avaliação do processo.
O NIR gaúcho é formado pelos procuradores Patrícia de Mello Sanfelice e Carlos Carneiro Esteves Neto, mais os servidores Carlos Rodrigo Araujo Maahs e Luiz Antônio Marques Garcia. Todos os oito MPTs localizados no Interior gaúcho enviaram ao menos um integrante (membro ou servidor) para a capacitação realizada em Porto Alegre.
Imagem

Comments