Mulheres empreendedoras retomam negócios com apoio do projeto 'Portas Abertas'

Programa investe na recuperação de negócios atingidos por desastres naturais, por meio da distribuição de equipamentos e promoção de capacitações

Empreendedoras receberam kits do instituto a fim de incentivar a reconstrução de seus negócios afetados pelas enchentes. - Crédito: Divulgação

O Instituto Equatorial realizou, nos últimos dias, a entrega simbólica de kits de retomada para mulheres empreendedoras beneficiadas pelo projeto 'Portas Abertas'. A ação, que aconteceu na sede da CEEE Equatorial, em Porto Alegre, integra uma iniciativa voltada à recuperação de negócios afetados por enchentes no Rio Grande do Sul.

Com investimento de R$ 625 mil, o projeto é conduzido pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds) e atende 250 empreendedoras de diversos setores. Além de capacitação e consultoria, as participantes recebem equipamentos e materiais adequados às suas atividades para reconstruírem suas fontes de renda.

Entre as beneficiadas, a doceira Norkis Arriojas destacou a importância do apoio recebido. "Estava sem trabalhar, queria recomeçar, mas não sabia como nem onde, daí chegou o projeto e foi o empurrão que eu precisava", pontuou Já Vanessa Moreira Alves ressaltou o impacto social da iniciativa: "O projeto acolheu de uma forma bacana mulheres que as pessoas não enxergam. A tia costureira que sustenta os netos, e ajudou mulheres que não tinham voz para pedir ajudar", contou.

A ação contemplou empreendedoras de segmentos como Gastronomia, Moda, Artesanato, Saúde e Bem-Estar. O diretor-técnico do Instituto Equatorial, Carlos Afonso Araújo Melo, destacou a relevância da parceria com a comunidade para o fortalecimento do empreendedorismo. O projeto segue com suas atividades e, em junho, promoverá uma feira de negócios reunindo todas as participantes.

Comments