Movimento 'Unidos pela Vacina' arrecada mais de R$ 1 milhão em doações
Iniciativa, que teve como objetivo acelerar o processo de vacinação no Rio Grande do Sul, apresentou os resultados na última quarta-feira

O movimento 'Unidos pela Vacina', composto por empresas, entidades e veículos de Comunicação do Rio Grande do Sul, realizou um evento na última quarta-feira, 15, a fim de apresentar resultados das ações. O encontro mostrou números que foram importantes para a aceleração do processo de vacinação no Estado. Foram mais de R$ 1,1 milhão entregues para 270 municípios.
Os recursos financiaram a distribuição dos seguintes materiais: 1.898 caixas térmicas equipadas com termômetro à prova d'água com capacidade de 15 litros, 428 caixas de bobinas contendo 16 unidades de gelo rígido cada, 46 freezers horizontais de 534 litros e 40 câmaras de conservação de vacina de 120 litros. Para chegar a esses números, a iniciativa contou com doações de Yara Brasil, Instituto Gerdau e Instituto Helda Gerdau Johannpeter, divididas em duas grandes entregas.
Com os recursos, o Instituto Cultural Floresta (ICF), que é o responsável por conectar empresas doadoras e regiões amadrinhadas, adquiriu itens para a conservação e o transporte das vacinas contra o coronavírus. A Brigada Militar e a empresa Corelog Logística contribuíram com o armazenamento e as entregas dos materiais.
Segundo o presidente do Conselho Consultivo do ICF, Claudio Goldsztein, a vacinação é importante para trazer um pouco mais de normalidade e permitir um dia a dia com a economia funcionando, com as pessoas circulando e com empregos sendo gerados. "Esse era nosso objetivo: trabalhar para que a vacina chegasse o mais rápido possível para todos."
Movimento pela aceleração da vacinação
O 'Unidos pela Vacina' foi idealizado pelo Grupo Mulheres do Brasil, presidido pela empresária Luiza Trajano, e reúne empresários e entidades de todo o país. O foco principal é identificar obstáculos em cada um dos municípios do Brasil que possam atrasar a vacinação, como problemas de logística, transporte e armazenamento de imunizantes, contribuindo com o 'Programa Nacional de Imunização'.
Para isso, um levantamento foi realizado no Rio Grande do Sul com o intuito de mapear os gargalos da vacinação. A pesquisa foi enviada para os 497 municípios gaúchos e, desses, 277 responderam fazendo solicitações de auxílio. 39? foram deles foram beneficiados na primeira entrega e 262 receberão as doações a partir desta desta semana, sendo que 31 municípios foram contemplados nas duas ações.
Papel da mídia
O movimento 'Gaúchos Unidos pela Vacina' trabalha ainda pela conscientização da população em prol do tema por meio da campanha '360º', desdobrada em conteúdos publicitários nas mídias tradicionais de digitais. Para a mensagem chegar a todos os cantos do Estado, veículos se engajaram na causa, a partir de mobilização da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). O Grupo RBS coordenou essa frente juntamente com a Agert.
Conforme o presidente do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho, além dos equipamentos, que serviram não só para o covid-19, mas para outras ações de saúde do nosso Estado. "Fica um legado da sociedade civil organizada na busca da convergência de um problema", observa. O movimento 'Unidos pela Vacina' segue recebendo doações para acelerar a imunização contra a covid-19 no país. Para mais informações, clique aqui.