Mostra 'Elis 80': CCMQ celebra os 80 anos de nascimento da artista

Programação conta com shows, bate-papos, audições comentadas e exibição de filmes

A Casa de Cultura Mario Quintana promove eventos para celebrar os 80 anos de Elis Regina durante todo o mês de março. - Crédito: Divulgação

Em março, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) homenageia Elis Regina, a cantora gaúcha que completaria 17 de março, com uma programação cultural especial. A mostra 'Elis 80', organizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e curada pela jornalista Bruna Paulin, inclui desde apresentações musicais até audições comentadas e mostra de filmes. As atividades começam no dia 11 e seguem até o final do mês

Entre os destaques está a participação de Laila Garin, atriz e cantora que interpreta Elis Regina no musical "Elis, a Musical". Laila se apresenta no dia 16 de março no Samba do Quintana, com sambas emblemáticos de Elis. No dia 17, data de seu aniversário, ela se apresenta com o show "Laila Garin canta Elis" no palco montado na Travessa dos Cataventos, trazendo sucessos como "Arrastão" e "Como nossos pais". "Elis transformava cada música em uma nova história", declara Laila Garin, refletindo sobre o legado da artista.

A mostra também inclui a reabertura do 'Acervo Elis Regina', com novos itens e reformulações. O público poderá ver de perto objetos que pertenciam à cantora, como um violão e fotografias inéditas. O projeto 'Vozes do Acervo' apresentará jovens talentos em um formato de auditório, recriando o Clube do Guri, programa onde Elis estreou. "A programação reflete ainda nossa preocupação em atualizar acervos e memórias sob suas mais diversas formas, mas vai além, estendendo-se para ações de formação de novos talentos, como no projeto 'Vozes do Acervo', cujo legado pretende ultraar gerações", afirma a diretora da CCMQ, Germana Konrath.

Além disso, a Casa de Cultura promoverá uma série de entrevistas e audições comentadas de álbuns de Elis no projeto 'CCMQ convida: A história do disco - especial Elis 80'. O público poderá ainda assistir ao documentário 'Elis & Tom, só tinha de ser com você' e participar de sessões gratuitas de filmes sobre Elis e outros artistas que marcaram sua carreira. "Reunir diversos institutos, espaços e o time da CCMQ em torno dessa grande celebração está sendo um trabalho emocionante e muito especial, como Elis merece", finaliza Bruna.

Comments