Missão oficial do governo à Ásia impulsiona projetos de energia eólica no Estado
Parceria com empresa japonesa pode trazer parque eólico offshore ao Litoral Gaúcho

O governo do Rio Grande do Sul concluiu sua missão oficial ao Japão e à China nesta quarta-feira, 27, após nove dias de agendas voltadas à atração de investimentos e parcerias internacionais. A comitiva promoveu reuniões com empresas de grande porte e instituições asiáticas. Entre os resultados, destacam-se avanços em Energia renovável, Mobilidade sustentável e Logística.
No Japão, a de um memorando de entendimento com a Shizen Energy, empresa japonesa especializada no desenvolvimento de projetos de energia renovável, abriu caminho para estudos sobre a instalação de um parque eólico offshore no litoral gaúcho. Além disso, foram realizadas visitas a centros de referência em resiliência climática, como o 'Metropolitan Area Outer Underground'.
Durante a viagem, o governador Eduardo Leite destacou a importância da presença do Rio Grande do Sul no cenário global. "A missão ao Japão e à China foi um marco importante para o Estado. Como eu costumo dizer, o Rio Grande do Sul não é uma ilha. É importante a nossa presença no Exterior para integrarmos o Estado à economia mundial", avalia.
A continuidade das negociações será conduzida pela 'Invest RS', agência de Desenvolvimento do Estado, com prioridade para transformar as tratativas em investimentos concretos. "Saímos daqui com parcerias encaminhadas, aprendizados valiosos e perspectivas de investimentos que fortalecerão nossa economia e tornarão nosso Estado mais competitivo, sustentável e conectado ao mundo. O futuro do Rio Grande do Sul está mais integrado ao cenário global", conclui o governador.