Mesa do Pacto aprova novo projeto para 2024

Fórum do Pacto Alegre também anunciou a expansão do programa Territórios Inovadores

Próxima Mesa do Pacto acontece em março de 2024 - Crédito: Brenda Parmeggiani

Nesta quinta-feira, 23, o Hotel Plaza São Rafael, na Capital, foi sede da oitava edição da Mesa do Pacto, fórum do Pacto Alegre, que avaliou o ano da iniciativa. Além disso, por unanimidade, foi aprovado o início do projeto POA Lixo Zero para 2024 e a expansão do programa Territórios Inovadores para a Vila Planetário. 

Com a presença do antropólogo colombiano Santiago Uribe, que recebeu uma equipe do Pacto em Medellín e apresentou as inovações da cidade, foram discutidos os principais desafios e ideias capazes de realizar a transformação da capital gaúcha em um polo de Tecnologia e Inovação. Cerca de 100 pessoas, representando governo, universidade, iniciativa privada e sociedade, reuniram-se na ocasião. "A inovação social é o princípio e o final. Juntar as pessoas para trabalharem por um propósito, unidas, este é o verdadeiro poder de transformação", disse Uribe, que compartilhou a experiência do município colombiano, eleito o mais inovador do mundo em 2019 e 2022. 

Discussões

Para 2024, foi aprovada pelos integrantes da Mesa a integração do projeto Poa Lixo Zero, com articulação das startups Green Thinking e Cluster Ecoar. "Com este programa, vamos tratar da circularidade e da gestão de resíduos da cidade. São temas muito importantes e o fórum fez bem esta leitura, aprovando por unanimidade a nossa consulta. Esta é a segunda vez que isso acontece, em oito edições", ressalta Luiz Carlos Pinto, coordenador do Pacto Alegre.

O grupo ainda revisou as principais ações e entregas realizadas ao longo de 2023, com destaque para a recém anunciada ampliação do projeto Territórios Inovadores, que agora chega à Vila Planetário. O piloto iniciou com o Morro da Cruz, onde foi inaugurado o hub Formô. O local recebeu a instalação de cabos de internet, via Procempa, e agora oferece rede de wi-fi livre para os frequentadores da região, que conta também com computadores para que os usuários possam trabalhar, estudar e realizar outras tarefas que demandem conexão. 

Na Vila Planetário, o primeiro o será mapear e compreender os atores que compõem essa região e, a partir disso, construir uma visão de futuro sob a perspectiva daquela comunidade. O projeto contará também com a consultoria de Uribe. "Uma cidade é feita de intercâmbios, trocas, proteção e oportunidades", resume o antropólogo, ao destacar a importância de combater a desigualdade. A expectativa, ainda, é levar o Territórios Inovadores a mais cinco comunidades: Bom Jesus, Ilhas, Mario Quintana, Restinga, e Vila Cruzeiro. 

Na condução do encontro, ao lado do coordenador Luiz, esteve Jorge Audy, atual Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Tecnopuc. O pesquisador é referência nacional na área de inovação tecnológica e representa a instituição de ensino na Aliança pela Inovação, formada ainda por Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

"Hoje, o Pacto Alegre provou a força que tem na nossa Capital. Reunimos entidades e pessoas-chave para continuarmos avançando pela Inovação e mantermos o nosso movimento ativo e disruptivo. Estamos prontos para 2024", comemora Audy. A próxima Mesa do Pacto será realizada em março do ano que vem, mês que trará a Porto Alegre ainda o South Summit Brazil.

Comments