Maikol Parnow fala sobre saúde mental preventiva na ONU em Nova York
Especialista em inovação no setor destaca importância de iniciativas que promovam bem-estar no ambiente de trabalho

Maikol Parnow, CEO da Hygia Saúde, startup especializada em saúde preventiva com foco em empresas, e especialista em inovação e cuidado com as pessoas, participou como convidado do 'The Future of Brazilian Retail at United Nations', evento realizado, na cidade de Nova York, em 18 de janeiro pelo Brasil Varejo que tem em foco programas de conteúdos direcionados ao branding experience, disrupção e conhecimento. O encontro reuniu cerca de 200 empresários brasileiros na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), onde foram discutidas estratégias sustentáveis com foco em soluções relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da instituição internacional e o cuidado com o bem-estar dos trabalhadores.
O especialista falou sobre a saúde preventiva, focando nas questões como o bem-estar e os impactos no mercado de trabalho, relacionado com questões cotidianas e anteriores, como a Covid-19. "A pandemia do Coronavírus acabou, agora estamos vivendo a grande epidemia das doenças mentais", comenta Maikol. O profissional ainda alerta que, segundo pesquisas, 37% das pessoas não se sentem confortáveis em assumir problemas como estes, apontando que se torna responsabilidade dos gestores abrir espaços para conversas sobre saúde mental. "Promovendo, assim, uma mudança necessária que requer a adoção de políticas que desestigmatizem problemas psicológicos, oferecendo ambientes de trabalho saudáveis e fornecendo recursos adequados para o apoio emocional dos funcionários", destaca.
Além disso, apresentou o case da Hygia Saúde que, segundo ele é a primeira Finhealth - termo que designa projetos focados em tecnologia para a área da Saúde - do Brasil, do qual Maikol é o cofundador junto com o médico e empresário Alexandre Parma e como sócio o empresário Joel Jota. O profissional abordou como a startup contribui para os objetivos da Agenda 2030 da ONU, especialmente da ODS, que trata de metas relacionadas à saúde e bem-estar que tem como objetivo aprimorar a capacidade dos países em reduzir e gerenciar riscos de saúde, tanto nacionais quanto globais. "Todas as metas da ODS são ligadas à redução de mortalidade e de doenças. Isso é prevenção. Não fala sobre tratamento, sobre cura, fala sobre reduzir esses impactos. E a Hygia Saúde atua exatamente nisso, com saúde preventiva", esclarece.