Literatura na infância é tema de atividades de Rosana Rios na 68ª Feira do Livro de POA
Autora participa da oficina 'Todo Mundo Pode Contar Histórias' e do ciclo 'O Autor no Palco'

Nos próximos dias 7 e 8, a autora Rosana Rios participará de duas atividades que integram a programação da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. Com mais de 160 obras publicadas, a escritora falará sobre o contato da criança com o livro e a importância da literatura para os pequenos durante a oficina 'Todo Mundo Pode Contar Histórias' e o ciclo 'O Autor no Palco'.
A primeira ação acontecerá no Circo dos Mafagafos, a partir das 18h. Direcionada a mediadores de leitura, não é necessário se inscrever antes para participar. Rosana destaca: "É preciso que a criança consiga discernir a diferença entre ficção e realidade e que ela perceba a riqueza das histórias dos personagens como forma de trazer alegria para sua vida".
A autora acredita que qualquer pessoa pode contar histórias e alerta para o contato excessivo de telas. "A criança exposta desde cedo terá problemas de visão. Vários estudos apontam que as telinhas cansam a cabeça dos pequenos. O estímulo visual e sonoro são muito fortes."
Já para o ciclo no dia 8 é preciso se cadastrar pelo e-mail [email protected]. A atividade será realizada no Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda - Centro Histórico, em Porto Alegre), às 14h. Rosana defende que: "Quando se tem um livro na mão, estamos criando um elo afetivo com a obra que vai ajudar no desenvolvimento da leitura do menor".
O contato com a literatura antes de dormir pode contribuir nesse aspecto. "A criança que conhece uma história desde pequena sabe discernir a ficção da realidade e descobre a força da ficção ou de um personagem", complementa. Mais informações sobre a participação da escritora e a programação completa da Feira podem ser adquiridas no site do evento.