O Instituto Moinhos Social (IMS), pilar social do Hospital Moinhos de Vento, destinará cerca de R$800 mil a moradores de Encantado, Muçum e Roca Sales atingidos pelas enchentes do começo de setembro. O valor foi arrecadado em uma mobilização feita pela entidade. A estratégia de entrega dos recursos foi definida em reunião com o secretário adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim, na última quinta-feira, 28 de setembro. O encontro também teve a presença de secretários e gestores do governo gaúcho. 246y5k
Na oportunidade, ficou estabelecido que uma parte do montante será distribuído, prioritariamente, a pessoas que já são acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) municipais. Dessa forma, 230 famílias receberão vouchers no valor de R$ 2,5 mil para compra, no comércio local, de itens como fogões, geladeiras, armários e pias.
A ação do IMS começou com duas incursões pelos municípios, nas quais os voluntários do hospital prestaram auxílio aos moradores e fizeram levantamento dos prejuízos. Conforme a supervisora da organização, Monique Pimentel, o objetivo foi elencar as prioridades a serem atendidas.
Melina Moraes Schuch, superintendente de Estratégia e Mercado do HMS explica que o empreendimento tem em sua essência o cuidar do próximo. ?Em 2021, com o lançamento do Instituto Moinhos Social, estruturamos os nossos pilares de atuação. E, frente a esta tragédia, focamos nossas energias para estarmos com a comunidade, colocando em prática nosso propósito de cuidar das pessoas", avalia.
Paim convidou o IMS para participar do comitê gestor dessa crise. Para o político, iniciativas como a entidade ?são de extrema importância para apoiar o Estado neste momento tão delicado e que exige celeridade em nossas ações. Precisamos nos unir para ajudar essas comunidades a se reerguer o mais rápido possível".