Inovação em Saúde: Unisinos e Unitec se unem a Santa Casa para inaugurar hub
Objetivo é desenvolver soluções para instituição privada hospitalar

Com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, lançou-se na última terça-feira, 17, na Capital, um hub de Inovação em Saúde. O projeto é resultado de uma parceria entre a própria instituição privada hospitalar, ao lado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e a Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec).
Dentre as atividades previstas para o local, orientado pela Unisinos e a Unitec, estão a construção de programas estratégicos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), submissão a fontes de fomento, o compartilhado à infraestrutura laboratorial e serviços de e tecnológico à inovação. Para o provedor da Santa Casa, Alfredo Englert, essas parcerias "sempre terão como resultado o crescimento das pessoas, das próprias instituições e da sociedade".
Silvio Bitencourt da Silva, diretor da Unitec e gestor executivo do Tecnosinos, analisa que o hub de inovação provê, de maneira coordenada, "diversas soluções dos ecossistemas e mecanismos de geração de empreendimentos da Universidade". Além disso, considera que, por meio de atores de diferentes redes, a intenção de Inovação da Santa Casa será realizada.
Para a decana da Escola de Saúde da Unisinos, Rochele Rossi, esta é uma excelente oportunidade para o apoio ao desenvolvimento de inovações. "O projeto é importante, uma vez que vai possibilitar a criação de conexões e gerar soluções inovadoras na área."