Hospital São Lucas e Oncoclínicas realizam amistoso alusivo ao Novembro Azul
Iniciativa, que ocorre nesta quarta-feira, conta com a participação de médicos oncologistas e urologistas

Nesta quarta-feira, 8, às 19h30min, o Centro de Oncologia do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e o Grupo Oncoclínicas, em parceria com o +Uro, serviço de Urologia do HSL, realizam um amistoso a fim de conscientizar a comunidade sobre a importância da saúde do homem. Em alusão à campanha Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, a iniciativa conta com a participação de médicos oncologistas e urologistas, além de colaboradores convidados, que jogam juntos pela prevenção.
No âmbito mundial, o câncer de próstata é responsável por 3,8% das mortes somadas a todos os tipos de tumores, conforme dados mais recentes da Globocan, levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) que avalia os impactos do câncer nos diferentes países. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos em decorrência de tumores de próstata. No entanto, a doença é um tipo de neoplasia maligna (tumor) com uma perspectiva de cura otimista caso seja identificado rapidamente.
Diante desse cenário, cada vez mais é necessário criar ferramentas e iniciativas que estimulem uma cultura de cuidado preventivo à saúde do homem, como avalia o médico radioncologista Fernando Obst, da Oncoclínicas. "Por todo apelo que possui em nosso País, o futebol nos traz uma grande janela para mobilizar o público masculino de forma positiva", defende. Segundo ele, além de lembrar da importância de realizar exames e adotar hábitos saudáveis, "ainda queremos alertar por meio do esporte que o câncer de próstata também tem cura graças aos recursos terapêuticos hoje existentes e a competência técnica de nossos profissionais".
Para o chefe do +Uro, Gustavo Carvalhal, é preciso alertar para a importância que existe no fato do homem procurar atendimento médico, especialmente a partir dos 50 anos, e "realizar as revisões periódicas dependendo dos seus fatores de risco para identificar essa doença de forma precoce". A doença é a causa da morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, segundo o Inca. "Por isso, organizamos esta iniciativa e convidamos a todos para este amistoso contra o câncer, pois será uma partida em que oncologistas e urologistas estarão juntos em prol da saúde do homem", pontua.
A partida acontece no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6690 - bairro Partenon), em Porto Alegre, e conta com a arbitragem de Carlos Simon, ex-árbitro de futebol, jornalista e comentarista esportivo. A entrada no evento será gratuita, aberta à comunidade e não é necessário realizar inscrição prévia.