Governo do RS formaliza implantação do AeroCITI e novo aeroporto em Guaíba
Projeto prevê criar polo aeronáutico em Guaíba com geração de empregos e tecnologia

O governo do Estado do Rio Grande do Sul formalizou, recentemente, o lançamento do 'AeroCITI - Aerocentro Integrado de Tecnologia e Inovação', durante solenidade realizada no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O evento marcou a do termo de concessão da área em Guaíba, onde será construído um novo aeroporto regional e um complexo industrial voltado ao setor aeroespacial.A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, e do CEO da Aeromot S.A., Guilherme Cunha.
Concebido como uma Aerotrópole Sustentável, o 'AeroCITI' incluirá uma fábrica de aeronaves, centros de pesquisa, hub de inovação, logística e serviços de manutenção, além da infraestrutura aeroportuária. O investimento inicial previsto para a primeira fase do projeto é de R$ 200 milhões, podendo alcançar R$ 3 bilhões nas etapas seguintes.
A expectativa é gerar cerca de 1.500 empregos diretos ao longo da implementação. A Aeromot, responsável pela execução do projeto, destacou ainda que o complexo irá abrigar a produção nacional da aeronave DA62, fabricada em parceria com a Diamond Aircraft Industries.