Governo do Estado mantém Expointer para setembro de 2024
Decisão anunciada nesta sexta-feira foi tomada após vistoria do parque Assis Brasil, em Esteio

Na manhã de sexta-feira, 14, foi realizada uma vistoria no parque da Expointer a fim de se verificar a possibilidade de adiamento ou não da data do evento. Com isso, foi anunciada, após reunião de integrantes do Governo do Rio Grande do Sul, junto com a prefeitura de Esteio, que a 47ª edição da Expointer 2024 será realizada conforme o calendário original, ou seja, em 1 de setembro no próprio espaço. Os 141 hectares ficaram alagados após terem sido afetados pela enchente do Estado, na qual a água chegou a quase quatro metros em algumas áreas.
O setor agropecuário gaúcho temia que não fosse possível recuperar a infraestrutura a tempo para a feira. Porém o governador do Estado, Eduardo Leite, do PSDB, informou que a deliberação ocorreu de forma unânime. "Garantir que a feira aconteça vai ser fundamental em um momento de superação do Estado. Essa vai ser a Expointer da solidariedade, da superação e da reconstrução do Rio Grande do Sul", comenta.
Segundo a subsecretária do parque, Elizabeth Cirne Lima, outro requisito que mobilizou a decisão de manter a mesma data, foi a questão do próprio calendário do setor. Em que ressalta que uma série de outros compromissos já tinham sido assumidos, não só com o Estado gaúcho, mas também com parceiros de diferentes locais e até de outros países. "Além disso, nós temos um cronograma de feiras em diferentes setores, como o agrícola, pecuário, máquinas e as cooperativas", afirma.
Em relação a investimentos, na infraestrutura do parque o prejuízo calculado é em torno de R$ 6 milhões. De acordo com a organização, o recurso para essa manutenção será retirado da verba do governo federal ao Rio Grande do Sul e será utilizado para reformas do sistema hidráulico e elétrico, pavimentação dos calçamentos que levantaram e reparação do piso de pavilhões que estão esburacados. A limpeza e arrumação dos demais estandes no parque ficará a cargo de cada entidade e empresa responsável. A expectativa é de que a reforma seja concluída no próximo mês, em julho.