Gibeteca sedia debate sobre heróis e religiões nas histórias em quadrinhos
Evento acontece nesta sexta-feira, na Biblioteca Pública do Estado

'Estudando super-heróis e religiões'. Este é o título do evento promovido pela Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), que acontece nesta sexta-feira, 26, às 19h, na Gibiteca (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico, em Porto Alegre). O bate-papo terá a presença do professor e pesquisador de Cultura Pop Iuri Andréas Reblin e do teólogo Ruben Marcelino Bento da Silva. A mediação fica por conta do estudioso em quadrinhos Guilherme Smee. Com entrada gratuita, o debate abordará esses dois temas nos gibis.
Conforme o curador do encontro, Guilherme Smee, a conversa é importante e atual. "Em tempos em que os sentidos sobre os super-heróis e sobre as religiões, principalmente as de fundo judaico-cristã, são tão manipulados para atingir diversas motivações e ideologias, é importante ouvirmos de pessoas que são especialistas no assunto como estas duas áreas convergem ou divergem."
Participantes
Além de professor e pesquisador na área de Cultura Pop e HQs, Iuri Andréas Reblin é filmmaker, diretor e roteirista de conteúdo audiovisual e filmes independentes. Tem pós-doutorado em Ciências da Comunicação e doutorado em Teologia. O profissional também mantém o canal no Youtube Planeta Krypton.
Doutor e mestre em Teologia, licenciado em Letras e bacharel em Teologia, Ruben Marcelino Bento da Silva é professor de disciplinas de Exegese Bíblica e Antigo Testamento na graduação e na pós-graduação em Teologia da Faculdades EST, de São Leopoldo. Na instituição, ainda é membro dos seguintes grupos de pesquisa: 'Bíblia, Arqueologia e Religião' e 'Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop - Cult de Cultura'.
Graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Guilherme "Smee" Sfredo Miorando é doutorando em Ciências da Comunicação e mestre em Memória Social e Bens Culturais e especialista em Imagem Publicitária e em Histórias em Quadrinhos. O estudioso pesquisa quadrinhos e suas intersecções com gênero, bem como outras aproximações da nona arte com elementos socioculturais.