Fortunati apresentou a Porto Alegre do presente e do futuro
Prefeito fez um relato de ações implantadas e dos projetos que pretende investir
O prefeito José Fortunati foi o palestrante nesta quarta-feira, 23, da reunião- almoço 'Tá na Mesa', da Federasul. No evento, o prefeito afirmou que a revitalização do Cais Mauá está a caminho e aguarda apenas pela autorização do governo federal em relação à liberação da área. O projeto, que está sendo acompanhado desde o seu início por uma comissão da Federasul, está entre as obras que Porto Alegre ganhará com a Copa do Mundo de 2014.
O evento foi aberto com uma saudação do presidente da Federasul, José Cairolli. Ao falar sobre o tema 'Nossa Porto Alegre: a
cidade do presente e do futuro', Fortunati fez um apanhado de ações já implantadas e projetos em que o executivo municipal pretende investir. Ele ressaltou a importância de investimentos na área da saúde, destacando a inauguração de quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e a reabertura dos Hospitais Independência e Luterano, ainda em 2011. Entretanto, Fortunati defende que os problemas de saúde na Capital só serão resolvidos se o Governo do Estado investir mais no interior, já que de cada 10 pacientes atendidos em Porto Alegre, 5,5 são moradores de outras cidades.
Outra área destacada foi a de transportes, sobre a qual reforçou o empenho da Prefeitura em obter recursos federais, através do PAC da Mobilidade (Programa de Aceleração de Crescimento), para a construção do metrô. "Estamos nos adequando às exigências do Governo Federal, determinando alguns ajustes, para que no dia 28 de abril o projeto esteja devidamente cadastrado no PAC, buscando facilitar a liberação do recurso", garantiu. Fortunati ainda ressaltou que o projeto das BRTs (Bus Rapid Transit) e a interligação dos meios de transportes públicos representam a melhor forma de resolver os gargalos do trânsito. "A única saída é investir em transporte de massa, a exemplo do que as grandes cidades da Europa têm feito", afirmou.