Festival Kino Beat conta com apoio financeiro da Lei de Incentivo à Cultura
Programação de celebração aos 15 anos da iniciativa segue até março de 2025

Em comemoração aos 15 anos do Festival Kino Beat, a 9º edição do evento contará com a temática que irá resgatar a diversidade e as atividades propostas durante a trajetória da iniciativa. Outra novidade é que o governo do Rio Grande do Sul autorizou por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) a captar R$350 mil por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). A programação segue até março de 2025.
Conforme a agenda, integram-se as atividades relacionadas a apresentações musicais, festa na rua, feira gráfica, performances, residência artística e mostra de filmes. Elas estão programadas para acontecer na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), Casa Baka, Casa Surdina, Cinemateca Capitólio, Casa Surdina, Casa Musgo, Espaço Força e Luz, Instituto Ling, Instituto Remanso e o Museu Joaquim Felizardo.
A primeira iniciativa aconteceu em 15 de outubro, com a abertura da exposição 'MIJUNH MÁG FI', na Casa Musgo. A mostra apresenta fotografias que refazem a presença Kaingang na cidade, por meio de imagens criadas por Geórgia Macedo e performada pela cacica Iracema Gah Teh e registradas por Aruna Cruz. A ação ficará em exposição até 3 de novembro de terça a sexta-feira, das 14h às 18h, e sábado e domingo, das 10h às 18h.
Resgate comemorativo
A identidade visual desta edição tem como objetivo promover a mensagem aos fósseis e à arqueologia que simboliza a pesquisa do Festival sobre sua própria história com a intuição de construir o presente e projetar o futuro. Nesta edição, o Kino Beat está organizando espaços e iniciativas por meio da Micro Aceleradora de Partículas Criativas (MAPC), pela qual selecionou os espaços Casa Baka, Casa Surdina e Galeria Gazzebo e Coletivo Plano para integrar o programa do evento.
Além disso, nesta realização também haverá a segunda edição da 'Residência Formigueiro' que, por meio do programa Cultura Circular do British Council, promoverá atividades de pesquisa e criação artística sobre a relação do Guaíba com Porto Alegre, incluindo ações formativas e exposição coletiva.