'Resiliência - Histórias de mulheres que inspiram mudanças' é o título da exposição fotográfica que abre hoje, 16, em Porto Alegre. Com uma seleção de trajetórias premiadas nos concursos da World Press Photo de 2000 a 2021, a mostra acontecerá até 4 de dezembro, no Espaço Oliveira Silveira, localizado no quinto andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico). As visitas podem ser feitas todos os dias, das 10h às 20h. 485v2d
Promovida pela Fundação The World Press Photo em parceria com o Reino dos Países Baixos, a iniciativa reúne registros de 17 fotógrafos de 13 nacionalidades diferentes, que salientam a resiliência e os desafios de mulheres, meninas e comunidades no mundo. Por meio das fotografias, os artistas mostram as visões sobre questões como sexismo, violência de gênero, direitos reprodutivos e igualdade de gênero.
Crying for Freedom, da iraniana Forough Alaei, é um dos destaques da exibição. A fotógrafa documentou torcedoras proibidas de entrar em estádios de futebol no Irã, que, mesmo arriscando serem presas, disfarçam-se de homens para vivenciar essa experiência. Obras de Catalina Martin-Chico, Daniel Berehulak, Diana Markosian, Finbarr O'Reilly, Fulvio Bugani, Heba Khamis, Irina Werning, Jan Grarup, Jonathan Bachman, Magnus Wennman, Maika Elan, Olivia Harris, Pablo Tosco, Robin Hammond e Terrell Groggins completam o evento.
Contadas pela imagens premiadas, as narrativas demonstram como as questões de gênero evoluíram no século 21 e como o fotojornalismo progrediu na forma de retratar essas mulheres e suas histórias. Além disso, reflete o compromisso dos Países Baixos com os direitos das mulheres, a igualdade de gênero e a justiça.
World Press Photo
Fundada em 1955 em Amsterdã, a The World Press Photo é uma organização independente sem fins lucrativos. Anualmente, realiza uma distinção de fotojornalismo, na qual os retratos vencedores são reunidos em uma exposição itinerante que percorre 40 países. A cada ano, um livro com todos os registros premiados é publicado em seis idiomas diferentes. Mais informações podem ser adas no site da iniciativa.