Exposição celebra 184 anos do nascimento de Machado de Assis

Mostra promovida Biblioteca Pública do Estado abre quinta-feira na Sala Borges de Medeiros

Exposição abre nesta quinta-feira - Crédito: Divulgação /BPE

Começa nesta quinta-feira, 15, a exposição 'Singular ocorrência: os 184 anos de Machado de Assis'. Promovida pela Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), a mostra fica aberta até 26 de agosto na Sala Borges de Medeiros (Rua Riachuelo, 1190 - bairro Centro Histórico), em Porto Alegre. A curadoria é da jornalista e doutora em Letras, Cláudia Antunes.

A iniciativa exibirá as primeiras edições do escritor, documentos sobre sua vida e obra, uma revisão da crítica literária e uma variedade de iconografia. O título do evento se refere ao conto 'Singular ocorrência', publicado em 'Histórias sem Data', pela editora Garnier, em 1884, três anos depois de 'Memórias Póstumas de Brás Cubas'. A escolha busca mostrar que Machado foi um autor único na literatura brasileira.

As obras 'Páginas Recolhidas', 'Poesias Completas', 'Dom Casmurro', 'A Semana' e 'Relíquias de Casa Velha' estão entre os destaques da exposição. Assim como os primeiros textos da crítica literária, que englobam, entre eles, os estudos de autores gaúchos Alcides Maya, Augusto Meyer, Flávio Loureiro Chaves, Guilhermino Cesar e Moysés Vellinho.

Os visitantes também poderão ver a recriação da biblioteca de Machado de Assis, que será feita a partir dos trabalhos de Jean Michel Massa e José Luís Jobim. A intenção é demonstrar os escritores que foram fundamentais e inspiraram o autor. São eles: Eça de Queiroz, Dante Alighieri, Edgar Allan Poe, Gonçalves Dias, Gregório de Matos, Honoré de Balzac, Luís Vaz de Camões, Miguel de Cervantes, Shakespeare e Victor Hugo.

Ainda, a mostra apresentará o trabalho de tradutor de Machado. Além de traduzir francês e inglês, ele estudava grego e alemão. O criador de 'Dom Casmurro' traduziu títulos como o poema 'O Corvo', de Edgar Allan Poe, e 'Os trabalhadores do Mar', de Victor Hugo. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e, aos sábados, das 10h às 17h, com entrada gratuita. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo e-mail [email protected].

Sobre a curadora

Jornalista e doutora em Letras, Cláudia Rejane Dornelles Antunes realizou projetos culturais sobre o escritor João Simões Lopes Neto, no qual é especialista. Em 2018, a comunicadora ganhou o prêmio 'Açorianos' na categoria Arte Educação com a exposição 'O Museu Desmiolado'. Entre 1997 e 2007, atuou como bolsista no projeto 'Acervos de Escritores Sulinos' do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sob a coordenação das professoras Regina Zilberman e Maria da Glória Bordini. Servidora concursada da Sedac, é analista em Assuntos Culturais desde 2010. Atualmente, trabalha com pesquisa e coordena o setor de Comunicação da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Comments