Estreia nesta sexta-feira a série 'Guaíba, onde as águas se encontram'

Serão 13 episódios de 26 minutos que mesclam os gêneros documentário e ficção

Obra se desenvolve a partir do diálogo com moradores e mais de 30 profissionais de várias áreas - Crédito: Reprodução

Estreia nesta sexta-feira, às 22h, a série 'Guaíba, onde as águas se encontram'. São 13 episódios de 26 minutos que mesclam os gêneros documentário e ficção, traçando um panorama da formação do estuário do Guaíba e das comunidades que se instalaram às margens dos rios que o compõem. A obra é uma produção de Carmem Curval, com direção de Pedro Zimmermann e pesquisa do doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Cristiano Goldschmidt. 

O vídeo pode ser visto na Fish TV, para quem tem os canais NET e Claro TV, no 58; SKY, no 162; na Oi TV, no 164 e 177; Vivo TV, no 85, 553 e 632. A obra se desenvolve a partir do diálogo com moradores e mais de 30 profissionais de várias áreas. A produção mostra não apenas a história da formação do rio Guaíba, da evolução e da transformação das cidades do entorno, mas também chama a atenção para a necessidade da preservação de biodiversidade e de políticas públicas de sustentabilidade. 

A série traz depoimentos de professores e pesquisadores de diversas instituições. Conforme Cristiano, a contribuição da Ufrgs foi fundamental para que a narrativa ganhasse forma. "É graças aos depoimentos destes profissionais, somados aos demais, que a série se concretizou. Não haveria como trazermos todas as informações relevantes e necessárias previstas no roteiro sem o conhecimento deles", exalta o pesquisador. 

Comments