Estado cria Comitê Gestor do Polo Naval

Grupo atuará na promoção, planejamento e execução dos investimentos do setor naval

Foi instalado nesta segunda-feira, 25, pelo governador Tarso Genro, o Comitê Gestor do Programa de Estruturação, Investimento e Pesquisa em Gás Natural, Petróleo e Indústria Naval do Rio Grande do Sul (PGPIN). O grupo atuará na promoção, planejamento e execução dos investimentos do setor naval no Rio Grande do Sul.  Conforme o governador, o Comitê foi criado para articular o conjunto das secretarias envolvidas no programa e terá à frente de sua Secretaria Executiva o diretor-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Marcus Coester.
O grupo trabalhará diretamente na elaboração dos planos diretor e ambiental do polo naval com objetivo de organizar uma estrutura que absorva novos investimentos do setor no Estado. Marcus Coester destacou a necessidade de serem trabalhadas outras questões relativas ao tema.  De acordo com ele, o PGPIN orientará a organização da hidrovia que atende os municípios envolvidos na cadeia produtiva do polo naval, a preparação da mão de obra por meio de ensino técnico voltado a esta indústria e a readequação do ICMS.
O Comitê é composto pelos titulares das secretarias de Desenvolvimento e Promoção do Investimento; da Ciência Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; Educação; Infraestrutura e Logística; Fazenda; Meio Ambiente; Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano; Secretaria-Geral de Governo e Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
O Projeto de Lei 41/11 que criou o PGPIN foi aprovado pela Assembleia Legislativa em 22 de março de 2011. Está marcada para 15 de maio a instalação da Câmara Temática do PGPIN no âmbito do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. A solenidade ocorrerá em Rio Grande.
Imagem

Comments