Estado assina convênios com a Coreia do Sul

Objetivo é proporcionar intercâmbio de alunos e pesquisadores em engenharia e tecnologia

Proporcionar intercâmbio de alunos e pesquisadores brasileiros e coreanos nas áreas de engenharia e tecnologia é o objetivo dos dois convênios que serão assinados jnesta quarta-feira, 19, entre o governo do Estado e a Coreia do Sul. O ato ocorre na abertura da reunião Brasil-Coreia: Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação,  às 16h, no Palácio Piratini. Uma comitiva, liderada pelo vice-ministro da Educação, Ciência e Tecnologia da Coreia, Dong-geun Seol, será recebida pelo governador Tarso Genro e pelo secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, para firmarem o compromisso.
"A reunião Brasil-Coreia também irá apresentar painéis com temas em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social. Entre as discussões, as possibilidades para a ampliação das relações acadêmicas e empresariais", afirmou Prodanov. Ainda dentro da programação, está previsto o lançamento do edital Fapergs do Programa de Bolsas de Estudo no Instituto Pasteur da Coreia do Sul. Articulado pelo secretário Prodanov, o edital é um dos resultados práticos da missão gaúcha realizada em maio à Coreia.
Às 16h30min, será apresentada pelo vice-Ministro de Educação, Ciência e Tecnologia da Coreia as políticas coreanas de educação e o papel da educação no desenvolvimento da indústria. Oportunidades de cooperação com as universidades coreanas Kaist, Postech e Yonsei, através do programa do Governo Federal "Ciência sem Fronteiras", serão tema de às 17h. O programa prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos, visando a consolidação, expansão e internacionalização da ciência, tecnologia e inovação brasileira.
O último , às 17h40min, discutirá o plano de capacitação para a inovação regional no Rio Grande do Sul, com a participação de Yongsuk Jang, do Instituto de Políticas de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul.

Comments