Espaços culturais de Porto Alegre recebem vistoria após serem atingidos pela enchente

Ação acontece junto com projetos vinculados ao governo do Estado, com isso Sedac monitora situação de instituições afetadas

Casa de Cultura Mario Quintana é um dos espaços atingidos pela enchente do RS - Crédito: Douglas Carvalho | Ascom Sedac

A Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) trabalha, em conjunto com as ações do Governo do Estado, dirigindo seus serviços à população e locais culturais de Porto Alegre afetados pelas enchentes do solo gaúcho. No último domingo, 19, após o nível da água do Guaíba diminuir, uma equipe realizou vistorias nos espaços atingidos, entre eles, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e o Memorial do Rio Grande do Sul. A situação dos locais vem sendo monitorada. 

Entre as iniciativas de apoio em andamento está a flexibilização de prazos e normas para projetos culturais durante o estado de calamidade. A medida visa auxiliar os envolvidos nesses movimentos, garantindo a continuidade dos rees previstos o mais breve possível, possibilitando a adequação das atividades programadas e assegurando a continuidade dos processos de seleção e contratação em andamento. 

Na vistoria realizada no CCMQ, foi constatado que os principais danos sofridos no local foram nas salas da Cinemateca Paulo Amorim em que poltronas e carpetes, além de aparelhos de ar-condicionado ficaram imersos em pelo menos meio metro de água, além de um acúmulo de lama. Até o momento não foi possível avaliar as perdas. No Margs, a vistoria teve como objetivo verificar as condições de o ao andar térreo. Porém, não foi possível realizar o procedimento, devido ao nível da água ainda estar irregular. 

"A visita deste domingo buscou avaliar as condições dos equipamentos culturais, possibilitando aprimorar o planejamento da Sedac para a execução das ações necessárias para a sua recuperação", explica o diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn. Na ação, também participaram a secretária Estadual da cultura, Beatriz Araujo, o diretor-curador do Margs, Francisco Dalcol, e as coordenadoras do Sistema Estadual de Museus, Doris Couto, e da Cinemateca Paulo Amorim, Mônica Kanitz.

 

Comments