Espaços culturais de Porto Alegre recebem vistoria após serem atingidos pela enchente
Ação acontece junto com projetos vinculados ao governo do Estado, com isso Sedac monitora situação de instituições afetadas

A Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac) trabalha, em conjunto com as ações do Governo do Estado, dirigindo seus serviços à população e locais culturais de Porto Alegre afetados pelas enchentes do solo gaúcho. No último domingo, 19, após o nível da água do Guaíba diminuir, uma equipe realizou vistorias nos espaços atingidos, entre eles, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) e o Memorial do Rio Grande do Sul. A situação dos locais vem sendo monitorada.
Entre as iniciativas de apoio em andamento está a flexibilização de prazos e normas para projetos culturais durante o estado de calamidade. A medida visa auxiliar os envolvidos nesses movimentos, garantindo a continuidade dos rees previstos o mais breve possível, possibilitando a adequação das atividades programadas e assegurando a continuidade dos processos de seleção e contratação em andamento.
Na vistoria realizada no CCMQ, foi constatado que os principais danos sofridos no local foram nas salas da Cinemateca Paulo Amorim em que poltronas e carpetes, além de aparelhos de ar-condicionado ficaram imersos em pelo menos meio metro de água, além de um acúmulo de lama. Até o momento não foi possível avaliar as perdas. No Margs, a vistoria teve como objetivo verificar as condições de o ao andar térreo. Porém, não foi possível realizar o procedimento, devido ao nível da água ainda estar irregular.
"A visita deste domingo buscou avaliar as condições dos equipamentos culturais, possibilitando aprimorar o planejamento da Sedac para a execução das ações necessárias para a sua recuperação", explica o diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn. Na ação, também participaram a secretária Estadual da cultura, Beatriz Araujo, o diretor-curador do Margs, Francisco Dalcol, e as coordenadoras do Sistema Estadual de Museus, Doris Couto, e da Cinemateca Paulo Amorim, Mônica Kanitz.