Escritora gaúcha lança conto sobre resiliência e recomeço

'Bergamota' explora perdas, tradições e a força das relações familiares diante dos desafios trazidos pelas enchentes do ano ado

Escritora Taís Fagundes lança livro inspirado nas enchentes de 2024 e celebra a cultura gaúcha. - Crédito: Divulgação

A escritora canoense Taís Fagundes lançou, recentemente, o conto 'Bergamota', inspirado em sua vivência durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em abril de 2024. Na obra, a autora mistura elementos de ficção e realidade ao acompanhar a trajetória de Albinha, uma menina que encontra forças na sabedoria de sua avó, Vovó Rosa Branca, para lidar com a devastação. "Escrevi este livro para meu filho Augusto, para lembrá-lo sempre de ver a vida com olhos de esperança", explicou Taís, que perdeu quase todos os seus pertences na tragédia.

Além de abordar a superação de adversidades, o livro presta uma homenagem à cultura gaúcha, com referências a marcos históricos de Canoas, como a 'Casa dos Rosa' e a 'Villa Mimosa'. Para Taís, a obra é um convite ao autoconhecimento e ao reconhecimento das raízes culturais. "Minha maior influência nesta obra foi minha própria cultura. A que herdei dos meus pais e avós e que estou ando adiante", destacou a escritora.

Com ilustrações de Ana Cardia, 'Bergamota' apresenta a seção '7 Afetos para Cultivar', com atividades que incentivam os leitores a explorarem sua própria história. Voltado ao público infanto-juvenil, o livro traz mensagens universais de resiliência e empatia. A obra já está disponível no site da Editora Labrador e nas principais livrarias.

Comments