Escritora Gaúcha Eliane Marques vence o Prêmio São Paulo de Literatura

Obra 'Louças de família' foi contemplada na categoria Melhor Romance de Estreia do Ano de 2023

Escritora já foi contemplada por diferentes premiações durante a sua carreira - Crédito: Divulgação/ Autêntica

Na última semana aconteceu mais uma edição do 'Prêmio São Paulo de Literatura', que é realizado desde de 2008. Neste ano, na categoria 'Melhor Romance de Estreia do Ano de 2023', a escritora gaúcha Eliane Marques venceu por meio da obra 'Louças de família'. A solenidade da premiação aconteceu na biblioteca Parque Villa-Lobso, em São Paulo. Além de receber o troféu, a profissional foi contemplada com R$ 200 mil em dinheiro.

A obra reconhecida foi publicada pela editora Autêntica Contemporânea. O livro traz a história de vida de diferentes mulheres negras na servidão doméstica e explora a memória ancestral. Além disso, o exemplar também foi considerado como o livro do ano pela Revista Bravo em 2023. A obra foi elogiada por sua escrita direta e violenta, que expõe a dor e a luta das mulheres negras ao longo das gerações.

Para a escritora, ganhar o 'Prêmio São Paulo de Literatura' é um dos maiores reconhecimentos literários do Brasil. "Recebê-lo significa dizer que 'Louças', apesar de ser um livro que desacomoda, que rompe com alguns paradigmas do cânone, está conquistando o seu público. Especialmente, para mim, significa a afirmação de que posso escrever poemas e que também posso escrever romances que ultraem as fronteiras de um único estado ou cidade", afirma

Conheça Eliane Marques

Eliane Marques nasceu em Santana do Livramento. Em 2016, foi contemplada com o Prêmio Açorianos de Literatura com 'E se alguém o pano', livro de poemas lançado em 2015. Já em 2022 conquistou o prêmio 'Minuano' com a obra ' O poço das marianas', também na categoria de poesia.

A escritora também assina as traduções dos seguintes exemplares: 'Cabeças de Ifé', de Georgina Herrera, 'Pregão de Marimorena', de Virginia Brindis de Salas e 'O trágico em Psicanálise', de Marcela Villavella. Além disso, coordena a editora Escola de Poesia Americana e o selo Orisun Oro, que visa à tradução e à publicação de livros de poetas americanos no Brasil.

Comments