Equipe hospitalar do Moinhos de Vento realiza campanha com pacientes
'O que importa para você?' é uma forma de humanizar relações entre equipes de Saúde e enfermos, além de incentivar boas práticas ao longo do ano

O Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre promove uma campanha com o intuito de realizar o desejo de pacientes em situações complicadas. A ação 'O que importa para você?' é uma forma de humanizar relações entre equipes de Saúde e enfermos, além de incentivar boas práticas ao longo do ano. Um exemplo aconteceu com um piloto aposentado da Força Aérea Brasileira (FAB), de 82 anos, que está há 143 dias internado por conta da Covid-19. O desejo dele consiste em relembrar a sensação de voar, novamente, em um avião de caça.
Na última quarta-feira, 8, uma equipe o levou até o heliponto da instituição. Conduzido em uma cadeira de rodas, já que ainda está em reabilitação, Samuel Schneider Netto pôde aproveitar a vista de Porto Alegre e relembrar os tempos de piloto. "Estou muito emocionado. Jamais imaginava uma homenagem tão espontânea como essa", revelou Samuel.
A ação mobilizou enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, e até estudantes da faculdade de Enfermagem. O grupo conduziu o paciente até o heliponto, com músicas ao som de violão, além de balões e cartazes com frases de apoio.
"Preparamos esse dia com muito carinho por tudo que ele conquistou e esse é o nosso presente: a sua recuperação diária", disse emocionada a enfermeira Isabella dos Santos Coppola, ao lado da colega Mariana Coelho de Oliveira, responsáveis pela ação. Samuel ganhou até uma maquete de um caça F5 da base aérea de Canoas, presente das equipes hospitalares.
A iniciativa segue durante toda a semana, realizando os mais singelos desejos de pacientes e colaboradores. Cada área planejou uma atividade diferente. Ações simples como comer um churrasco, um hambúrguer com batata frita, ouvir palavras acolhedoras da Pastoral, são mais de 50 agendamentos só essa semana, ou mesmo rever o cachorrinho de estimação.
A equipe ainda está em busca de um pedido especial: um vídeo do DJ Alok para o fã Lorenzo Cunegato, internado por conta de uma leucemia linfóide aguda. Todas as ideias foram previamente cadastradas e validadas com o Serviço de Controle de Infecção para garantir a segurança de todos os envolvidos. O Hospital Moinhos de Vento é uma das instituições brasileiras no grupo internacional What matters to you?, que incentiva e monitora as ações da campanha em todo o mundo.