Equidade e desigualdade de gênero: documentário 'Planeta Feminino' estreia hoje
Sessão está marcada para hoje, às 19h15, na Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mário Quintana

Com duração de 55 minutos, o documentário intitulado de 'Planeta Feminino', da Okna Produções, busca apresentar histórias de mulheres cujos trabalhos evidenciam a importância da equidade como resposta às crises que atravessam as vidas. Além do financiamento por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a obra Audiovisual obteve patrocínio da Huawei e parceria cultural do Fronteiras do Pensamento. O lançamento está marcado para acontecer nesta terça-feira, 11, às 19h15, na Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mário Quintana, que fica localizada na Rua dos Andradas, 736, no Centro Histórico de Porto Alegre.
O filme acompanha a atuação de Lara Lutzenberger na regeneração ambiental; Márcia Barbosa na articulação entre ciência e governança; Renata Koch Alvarenga na luta por justiça climática no Sul Global; Angélica Santos no fortalecimento cultural pelo Audiovisual; e Nina Fola na interseccionalidade entre raça e gênero para a justiça e diversidade social. Nessas quase uma hora, o mesmo visa revelar como essas práticas ressignificam a visão que temos sobre sustentabilidade.
Em complemento a exibição na Cinemateca Paulo Amorim, o longa ganha um circuito de lançamento, contemplando sessões especiais em universidades, escolas e instituições. "No documentário, o tema ganha personificação por meio das personagens que, ao narrar suas histórias, apontam perspectivas seja pela emoção gerada pela identificação ou pelo exemplo contundente que as suas trajetórias representam", destaca Aletéia Selonk, diretora, produtora e fundadora da Okna Produções.