Documentário resgata histórias de resiliência após enchentes de maio

Filme traz relatos de quem enfrentou a tragédia e encontrou abrigo na solidariedade da população

Sessão especial de '800 milímetros: histórias que resistiram à chuva' reúne pessoas que foram afetadas pelas enchentes e apoiadores. - Crédito: Divulgação

O documentário '800 milímetros: histórias que resistiram à chuva' estreou no último domingo, 10, em uma sessão especial no GNC Cinemas do Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre. Em torno de 150 pessoas, incluindo familiares de vítimas, autoridades, representantes de imprensa e apoiadores, estiveram presentes para prestigiar o lançamento. O filme traz relatos de quem enfrentou a tragédia e encontrou abrigo na solidariedade da população.

Produzido pela plataforma de doações on-line 'Vakinha', em parceria com a Camba Filmes, a obra registra as vivências daqueles que foram afetados direta ou indiretamente pelas enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio. O filme busca preservar na memória coletiva os relatos dos que perderam suas moradias e empregos, mas que encontraram refúgio na solidariedade de todo o país.

Segundo o diretor, Thiago Lázeri, o documentário também constitui um espaço de escuta. "As pessoas precisavam compartilhar o que viveram. A enchente a a ter uma história humana, centrada na experiência de cada um deles". Uma nova exibição gratuita está programada para ocorrer no domingo, dia 24, na Orla do Guaiba, próxima à Usina do Gasômetro, ao ar livre.

Comments