Comissão Especial aprova Relatório Final do Transporte Público Metropolitano
Documento foi acatado por unanimidade e será publicado em formato de livro, com dois mil exemplares

A Comissão Especial para tratar do Transporte Público Metropolitano no Rio Grande do Sul aprovou, na tarde desta segunda-feira, 6, o relatório final que busca soluções para a crise no setor. Na Ordem do Dia, a deputada Patrícia Alba, MDB, encaminhou a leitura do documento e logo em seguida foi realizada a votação. A declaração foi aclamada por unanimidade e será publicada em formato de livro, com dois mil exemplares.
Um direito constitucional, o transporte público alcança 4,4 milhões de pessoas, cerca de 38,2% da população gaúcha. Votaram os seguintes deputados: Elizandro Sabino (PTB), Eric Lins (PL), Fernando Marroni (PT), Issur Koch (PP), Neri o Carteiro (PSDB), Patrícia Alba (MDB), Sofia Cavedon (PT) e Vilmar Zanchin (MDB).
Na leitura do documento, Issur Koch destacou as considerações finais, onde apontou que a crise no setor também é nacional. "Todo o sistema de transporte do Brasil apresenta desequilíbrio, até mesmo com paralisações e deixando a população desassistida", observou.
Na visão dos deputados, a queda da demanda é uma das variantes da crise enfrentada pelo transporte metropolitano, que repercute na qualidade do serviço prestado e provoca reajuste das tarifas. Desta forma, no relatório há a proposição de uma política sustentável de custeio do serviço coletivo. O assunto, portanto, deve ingressar imediatamente como pauta prioritária das agendas dos governantes. A Comissão Especial foi instalada em 9 de fevereiro deste ano.