Com objetivo de ajudar a reunir familiares que se separaram durante os resgates das enchentes que afetam o Rio Grande do Sul, os empresários Leonardo Araújo de Assis e Ronaldo Martins desenvolveram o aplicativo Desaparecidos RS, que utiliza o reconhecimento facial para que seja possível encontrar pessoas desaparecidas. Para a realização do projeto, o grupo de criadores precisa de voluntários que possam contribuir na manutenção do sistema. 1p1671
A ideia para o desenvolvimento da plataforma surgiu quando os dois criadores perceberam que, neste momento, muitas crianças e pessoas com limitações estavam sendo levadas aos abrigos separados de seus conhecidos. O app possibilita o de fotos de pessoas que estão longe de suas famílias. Após isso, é realizado o processo de comparação com o banco de dados dos registros tirados nos abrigos e centros de assistência e caso a pessoa seja encontrada é informado para quem está procurando.
Para manter o app ativo e ajudar mais famílias a se reencontrar, é necessária a mão de obra des voluntários, que podem se candidatar diretamente no Instagram da equipe da página. Trabalho que a pelo registro de fotografias das pessoas abrigadas e envio das imagens à plataforma. Leonardo explica que quem está procurando também pode encaminhar uma foto na plataforma, de quem eles querem encontrar, e o sistema consegue realizar o mesmo processo de identificação e procura.
Em decorrência da tragédia que atinge o Estado, considerada a maior da história do Rio Grande do Sul, Coletiva.net optou por mudar, provisoriamente, seu olhar editorial. Por tempo indeterminado, o noticiário do portal se focará em dar luz aos acontecimentos relacionados às chuvas e enchentes no mundo da Comunicação. Além disso, destacará a editoria Panorama como uma fonte de serviços. Vale ressaltar que nossos canais estão abertos a todas empresas de nosso ecossistema e comunicadores que queiram noticiar suas iniciativas em prol da população afetada. Informações excepcionais, não relacionadas ao episódio climático, também serão contempladas.