Com destaque para Serviços, RS fecha o primeiro semestre no positivo
Economia gaúcha tem sinais de recuperação nos três principais setores

O Rio Grande do Sul fechou o primeiro semestre de 2022 com saldo positivo. É o que dizem os dados das pesquisas mensais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas na última semana. De acordo com os números, os três principais setores da economia - Serviços, Comércio e Indústria - mostram recuperação.
A área de Serviços continua liderando a ascensão econômica do Estado, com um avanço de 15,4% nos seis primeiros meses de 2022. Em junho, o crescimento foi de 2,1%. Os serviços prestados às famílias, como bares e restaurantes, são os mais significativos, compondo 43% da atividade do ramo. Logo depois, o Comércio teve um aumento de 8,5% no mesmo período. A área de vestuário é destaque, com alta de 19,3%.
Já o setor da Indústria, embora tenha acumulado perdas e resultados negativos na primeira metade do ano, conseguiu fechar o balanço no azul, com 0,4% de crescimento. Os números foram alavancados, principalmente, pela maior fabricação de veículos, que aumentou em 14,7%.