Cofiex autoriza financiamento externo do Prodetur

Capital poderá contratar recursos junto à Corporação Andina de Fomento para investimentos no turismo da cidade

O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, entrega oficialmente ao prefeito José Fortunati, nesta quinta-feira, 10, às 14h30, no Paço Municipal, a aprovação da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério do Planejamento, à carta-consulta de Porto Alegre ao Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional). O documento autoriza o município a contratar recursos junto à Corporação Andina de Fomento (CAF) para investimentos no turismo da cidade. Os recursos externos a serem contratados correspondem a 50% do valor total da carta-consulta, de US$ 73 milhões. A outra metade é do Ministério do Turismo, a fundo perdido, e do município.
Porto Alegre foi a primeira capital dos estados do Sul do país a habilitar-se ao Prodetur. Os investimentos atenderão a 11 projetos em cinco áreas consideradas estratégicas para o turismo da cidade: qualificação de produtos turísticos, marketing e comercialização, fortalecimento institucional, infraestrutura, serviços básicos e gestão ambiental.
Já em 2010 chegaram os primeiros aportes do MTur. Os recursos permitiram a contratação de projetos arquitetônicos e de engenharia que serão implantados a partir de 2011 como sinalização turística, informatização da venda dos bilhetes do Linha Turismo, sistema de deques no Parque Marinha do Brasil, terminais turísticos rodoviário e fluvial e o Bonde Histórico. Participam da gestão dos projetos do Prodetur várias secretarias municipais, como a Secretaria Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico ( SMGAE), Planejamento, Gabinete de Planejamento Estratégico (GPE), Secretaria Municipal do Meio Ambiente ( Smam) e Fazenda.

Comments