CHC Santa Casa reabre a exposição 'Pintura, patrimônio e memória'
Com obras da artista Renata GalbinskiH, peças propõem a reflexão sobre as dimensões material e imaterial do patrimônio

A partir da próxima sexta-feira, 30, o público poderá conferir a exposição 'Pintura, patrimônio e memória' no Centro Histórico-Cultural Santa Casa. Produzida pela artista Renata GalbinskiH, com curadoria de Letícia Lau, a exibição traz uma reflexão sobre as fronteiras das duas dimensões do patrimônio cultural: o material e o imaterial. As visitas devem ser agendadas pelo e-mail [email protected].
No espaço, há 14 obras com telas em grande formato, um com pinturas pequenas, relicários e alguns objetos antigos como menção à memória. As pinturas híbridas - feitas com colagem, fotografia e texto - trazem imagens de edificações tombadas do Rio Grande do Sul, em especial das casinhas da Santa Casa. A intenção destas obras é estabelecer a relação entre material e imaterial. Tanto as pinturas quanto os objetos foram produzidos especialmente para o CHC Santa Casa.
Baseado no livro 'As Casinhas da Misericórdia de Porto Alegre - Memórias', os relicários buscam abordar também as memórias de pessoas que viveram no complexo de casas da Santa Casa, que hoje é ocupado pelo Centro Histórico - Cultural.