CDL Porto Alegre deve replicar banco de dados do SPC RS no SPC Brasil

Disputa envolvendo as informações havia gerado o rompimento entre as entidades

A replicação das informações do banco de dados do Sistema de Proteção ao Crédito no Rio Grande do Sul será feita pelo CDL Porto Alegre no SPC Brasil, de acordo com decisão judicial, cujo mandado de concessão de liminar foi citado e registrado positivamente nesta segunda-feira. O Poder Judiciário referendou decisão tomada pela Assembleia Geral Extraordinária do Conselho Estadual de Representantes da FCDL-RS, em 21 de outubro de 2010.
"Foi feita Justiça", afirmou o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, que esperava por esta decisão. Com ela, as CDLs do Estado têm a garantia de que as informações sobre seus associados permanecerão no Sistema Cedelista e serão trabalhadas com qualidade, segurança e agilidade, completou o empresário. Os dados serão replicados no SPC Brasil, que é o provedor presente em mais de 20 estados brasileiros. Segundo Koch, a nova etapa será estabelecer a FCDL-RS como base operadora dos dados em todo o Rio Grande do Sul.
A questão do banco de dados do SPC, que é inclusive alimentado por lojistas de todo o Rio Grande do Sul, gerou o rompimento entre a FCDL-RS e o CDL Porto Alegre a partir do momento no qual a entidade porto-alegrense entrou como sócia de uma empresa de análise de crédito, a Boa Vista Serviços (BVS).  Assembleia Geral Extraordinária do Conselho Estadual de Representantes da FCDL-RS realizada em outubro ado decidiu que o CDL Porto Alegre não poderia negociar, replicar ou migrar o banco de dados do SPC gaúcho para a nova empresa privada de análise de crédito, a partir da transformação do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SC) da Associação Comercial de São Paulo em sociedade anônima, ou qualquer outra readora de análise de crédito. No entanto, a entidade porto-alegrense pediu a desfiliação do sistema CNDL, obrigando a FCDL-RS a entrar na Justiça para definir sobre novo modelo de gestão do SPC no Rio Grande do Sul.
O gerenciamento dos dados do SPC permanece sob a responsabilidade do CDL Porto Alegre, conforme acordo vigente entre as duas instituições.

Comments