CDL POA mapeia perfil das pessoas impactadas pelas enchentes na Capital Gaúcha
De acordo com o mapeamento, 52,9% são mulheres e 47,1% homens entre a população com mais de 18 anos

A CDL Porto Alegre, realiza análise do perfil de pessoas físicas e jurídicas nos bairros de Porto Alegre, que foram atingidos pela elevadora do Guaíba na enchente histórica que atingiu o Rio Grande do Sul. De acordo com o mapeamento, 52,9% são mulheres e 47,1% homens entre a população com mais de 18 anos. Referente a faixa etária, de 30 e 49 anos com (38,6%) e os idosos acima de 60 anos foram identificados 31,3%. Os dados foram obtidos junto às ferramentas de inteligência de mercado da Equifax / Boa Vista, parceira de negócios da CDL POA.
Na pesquisa também foi avaliado por meio da nota técnica elaborada pela Assessoria Econômica da CDL POA, datada em 23 de maio de 2024, as divisões das renda mensal de cada família ou pessoa. Em que mostra que a população estimada nas regiões analisadas é de 654.507 moradores, quatro em cada 10 pessoas (39,4%) recebem até R$ 2.000,00 por mês.
A Análise também traz as profissões dos moradores, por meio do critério estabelecido pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), mesmo que a base não consiga discriminar as estatísticas para pouco mais da metade do total, é possível constatar que o vendedor do comércio varejista, ocupa o terceiro lugar na lista das 20 principais ocupações dos bairros afetados, chegando a 11.981 pessoas (4,1%), em outras áreas como os es estão em primeiro, 29.070 (10,0%), e os auxiliares de escritório em segundo, 16.822 (5,8%).
O economista-chefe da entidade, Oscar Frank, comenta que os profissionais ligados ao varejo aparecem na análise de forma significativa, pelo fato de alguns estabelecimentos seguirem sem retorno das atividades. "Mesmo nos casos em que a água não tenha tomado conta da loja, danificando produtos, estoques e a estrutura, diversas operações não estão funcionando a pleno em decorrência das restrições à mobilidade dos colaboradores ou até do próprio dono", complementa.
Já em relação com a categoria da pessoa jurídica (PJ), foram identificados 86.531 CNPJ's, ou seja, 33,3% do total da cidade. Desses, 19.803 (22,9%) são Microempreendedores Individuais (MEI's). Também foi possível verificar que o critério do faturamento presumido dos últimos 12 meses aponta que os negócios com receita até R$ 499,99 mil representam a maioria absoluta (59.370), ou seja, 68,6% do total.
O presidente da CDL POA, Irio Piva, ressalta que a equipe da CDL POA vem se dedicando nesses estudos, pelo fato do mapeamento do cenário do varejo se tratar de condições cruciais para a tomada de decisões."A informação qualificada e sua interpretação correta são imprescindíveis para a sociedade como um todo ter mais elementos para direcionar os esforços a fim de nós, como coletividade, nos erguermos novamente", afirma.