Capital se prepara para Copa do Mundo 2014

Câmaras Temáticas do Comitê Organizador Sede ? Porto Alegre foram instaladas nesta terça-feira

Foram instaladas nesta terça-feira, 3, no Teatro Renascença do Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues, as seis Câmaras Temáticas do Comitê Organizador Sede - Porto Alegre 2014. A iniciativa, realizada pela Secretaria Extraordinária da Copa 2014 (Secopa), é uma parceria do governo do Estado e da Prefeitura de Porto Alegre. O objetivo é discutir com a sociedade ações que visam à preparação da cidade para receber o maior evento esportivo do mundo.
A cerimônia contou com a presença do prefeito José Fortunati; do secretário da Secopa, João Bosco Vaz; do secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, e do coordenador geral do Comitê Executivo da Copa do Mundo do Rio Grande do Sul, Carlos Eugênio Simon. Antes da solenidade, foi apresentado um vídeo com as principais iniciativas programadas para a qualificação da cidade até 2014. Na ocasião, foram instaladas as câmaras de Mobilidade Urbana; Marketing, Cultura e Eventos; Infraestrutura Esportiva; Promoção Comercial, Tecnologia e Serviços Públicos; Qualificação, Voluntariado e Protocolo e Meio Ambiente e Sustentabilidade.
De acordo com João Bosco, todos esses eixos de trabalho terão um papel fundamental na preparação da cidade. "A iniciativa está aberta para setores da sociedade civil e entidades que desejem participar do processo", esclareceu. O prefeito Fortunati falou da importância da participação das entidades para ajudar a definir diretrizes e projetar a cidade para o futuro: "O que menos importa são os jogos, a Copa é uma grande oportunidade de modernizar a nossa cidade". Fortunati disse que todo o trabalho realizado pela Prefeitura busca a união de esforços, tanto entre as três esferas de governo como com a sociedade civil organizada.
Entidades, sindicatos, associações de moradores, universidades, federações, clubes, conselhos e órgãos como Ministério Público, Câmara de Municipal e Brigada Militar compõem os grupos, que trabalharão de forma integrada com as Câmaras Temáticas do governo do Estado. Um acordo definiu que o Estado não comporá câmaras e seus coordenadores integrarão os grupos da Prefeitura, atuando em parceria com os coordenadores municipais. Órgãos e secretarias da prefeitura também integrarão e coordenarão os trabalhos com a indicação de titulares e suplentes. A organização das áreas está baseada nas Câmaras Temáticas do Ministério dos Esportes, do governo federal.
Imagem

Comments