Campanha 'Junho Vermelho' promove iluminação em prédios de Porto Alegre

Além disso, haverá publicações nas redes sociais alusivas à importância da doação de sangue durante a pandemia da Covid-19

Ação prevê a iluminação de prédios de Porto Alegre - Crédito: Divulgação

A campanha 'Junho Vermelho', destinada à doação de sangue, além de ser  uma homenagem aos doadores, ocorrerá na segunda-feira, 14. Em vista disso, o Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) está realizando uma iniciativa em parceria com diversas instituições públicas e privadas, no intuito de iluminar prédios com a cor vermelha. Além disso, haverá publicações nas redes sociais da Secretaria da Saúde (SES) alusivas à importância da doação de sangue durante a pandemia de Covid-19, com o slogan: 'A doação de sangue salva vidas. Mesmo com a pandemia, doe sangue'.

Serão iluminados os prédios da Assembleia Legislativa, Centro istrativo Fernando Ferrari (Caff), Estádio Beira Rio, Loja Lebes, Palácio Piratini, Câmara de Vereadores e Tribunal de Justiça. "O principal objetivo é chamar atenção da população para a importância da doação e aumentar os estoques de sangue, reduzidos desde início do distanciamento social e da pandemia da Covid-19", afirma a coordenadora de Captação do Hemorgs, Gesiane Ferreira.  

Conforme ela, o mês de junho é um período de alerta e chamamento de doadores. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o 'Dia Mundial do Doador de Sangue'. A campanha serve também para reforçar a necessidade da doação na época de baixas temperaturas no Estado. "Com o coronavírus, os estoques de todos os tipos sanguíneos, principalmente 'O' negativo e 'O' positivo, estão em baixa, e como não há substituto para o sangue, a população precisa colaborar de forma segura", explica.

O Hemorgs fica localizado na Avenida Bento Gonçalves, 3.722, em Porto Alegre. Para doar, o indivíduo precisa apresentar, além de boas condições de saúde, um documento oficial de identidade com foto, pesar no mínimo 50 quilos, ter limite de idade para a primeira doação, que é 60 anos, não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa, ter dormido pelo menos seis horas antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, não fumar pelo menos duas horas antes, entre outras informações disponíveis no link.

Comments