Campanha 'Doe seu caderno!' arrecada materiais para o projeto Memória Faced

Desenvolvida pela Faculdade de Educação da Ufrgs, a iniciativa aceita doações de escritos produzidos até o fim da década de 1990

Cadernos podem ser doados na Faced - Divulgação

Intitulada 'Doe seu caderno!', a campanha produzida pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) objetiva arrecadar materiais para o projeto Memória Faced. A ação aceita doações de registros, tanto de estudantes como de professores, que tenham sido produzidos até o fim da década de 1990. Os interessados em colaborar podem entrar em contato pelos e-mails [email protected] e [email protected].

Conforme a coordenadora do projeto, Dóris Almeida, o objetivo da ação "é formar um acervo desses es de escrita, testemunhos da vida escolar em outras temporalidades". A gestora destaca que no programa há um lugar especial para os documentos. "Estamos tão acostumados com os cadernos escolares que, por vezes, os naturalizamos. Eles nos acompanham durante os anos de escola, depois, muitos são desprezados e, aqueles que resistem à ação do tempo e do descarte, ficam nas nossas gavetas, silenciosos, até esquecidos", completa.

Localizado na sala 610 da Faculdade de Educação, no Campus Centro da Ufrgs (Avenida Paulo Gama, s/nº, bairro Farroupilha, em Porto Alegre), o Memória Faced, além de guardar documentações da história da instituição, é um espaço de formação, socialização de recordações e produção acadêmica. O espaço mantém um acervo de registros orais e conjuntos documentais de professores da escola e do Colégio de Aplicação.

O intuito da iniciativa é construir um lugar de lembranças aberto a estudantes e pesquisadores. No local são encontradas redes de informações que, examinadas e articuladas aos contextos de cada época, permitem a produção de histórias da universidade, dos sujeitos e das ressonâncias na sociedade brasileira.

Comments