Caminhada das Vitoriosas reúne mais de quatro mil mulheres em POA

Organizado pelo Imama, evento aconteceu no último domingo

Evento aconteceu no domingo - Crédito: Rogelia Barbosa

Mais de quatro mil mulheres que venceram o câncer de mama percorreram o trajeto do Parque Moinhos de Vento (Parcão) em direção ao Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, neste domingo, 29, vestidas de rosa, transformando as ruas em um verdadeiro mar rosado. Elas participaram da Caminhada das Vitoriosas, evento organizado pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) e que demonstra para as pacientes que ainda lutam contra a doença que é possível ter esperança. 

Entre elas, Janete Barbosa Feijó, que há 16 anos foi operada no Hospital Moinhos de Vento para a retirada de um nódulo. Para ela, a prevenção é fundamental, em especial, após os 30 anos. "Tem que monitorar de casa, com o toque, e todos os anos fazer um exame geral, porque a doença é silenciosa. Ela não dói e só aparece quando é grave", alerta.

A ação começou por volta das 9h, no Parcão, com a apresentação da banda Mr. Joy. Na Redenção, foram realizadas outras atrações para entreter as participantes. O percurso incluiu as ruas Goethe, Vasco da Gama, Fernandes Vieira, Osvaldo Aranha e José Bonifácio. Com adesão gratuita, qualquer pessoa pôde vestir a camiseta cor-de-rosa e se juntar às outras. Além de quem enfrentou a enfermidade, o momento também foi de comemoração para amigos e familiares.

Ainda, a iniciativa celebrou os 30 anos do Imama, entidade que acompanha de forma gratuita as pacientes. Além de proporcionar informações e apoio técnico às mulheres em tratamento, a organização também intercede junto aos governos para que a pauta permaneça na agenda das políticas públicas. O Hospital Moinhos de Vento, por meio do Instituto Moinhos Social, é um dos mantenedores da instituição.

Para a mastologista, chefe do Núcleo Mama do Hospital Moinhos de Vento e fundadora do Imama, Maira Caleffi, a caminhada é uma das grandes contribuições do instituto. "Ver a todas essas mulheres juntas representa nossa união de esforços para que cada paciente possa receber o acolhimento e o tratamento oncológico correto e ágil. Não lutamos apenas para que o direito de cada uma seja cumprido - lutamos pela cura dessas mulheres."

 

Comments