BPE recebe lançamento da segunda edição da revista 'Meu Corpo Negro - Memórias'

Ação acontece com a participação do Coletivo de Escritores Negros e faz parte da agenda especial da instituição para o Mês da Consciência Negra

Publicação reúne 19 textos sobre as relações entre infância e ancestralidade - Crédito: Reprodução

Nesta sexta-feira, 24, às 19h, o Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (BPE) (Rua Riachuelo, 1190 - bairro Centro Histórico), em Porto Alegre, receberá o lançamento da segunda edição da Revista 'Meu Corpo Negro - Memórias', com participação de escitores e artistas negros membros do Coletivo de Escritores Negros (CEN). A ação da instituição, que é vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), faz parte de uma agenda especial desenvolvida para o Mês da Consciência Negra. A programação completa do mês pode ser ada pelas redes sociais e pelo site da BPE e da Sedac.

O evento com entrada gratuita contará com os seguintes membros do CEN: Gilberto Soares, Isabete Fagundes, Josiane Prestes, Maria Inês Nunes Barcelos, Rosa Mayommbe e Tiago Maria. A publicação traz uma coletânea de 19 textos que tratam sobre as relações entre infância e ancestralidade, com o objetivo de dar visibilidade à escrita negra. 

Ana Maria Souza, atual diretora da BPE e primeira gestora negra em 153 anos de instituição, destaca a importância da iniciativa dos escritores. "Como mulher negra ocupando um cargo de liderança na maior Biblioteca Pública do Estado, entendo a necessidade de projetos como o do CEN, que buscam pensar a cultura e a identidade dos negros em busca de uma sociedade mais igualitária e antirracista." A BPE funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h.

Comments