Assembleia completa 176 anos
Sessão solene foi realizada nesta quarta-feira
Para marcar os 176 anos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, completados nesta quarta-feira, 20, foi realizada uma sessão solene no Plenário 20 de Setembro, da Casa. A cerimônia contou com a presença do governador Tarso Genro; do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Leo Lima; do procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo de Lima Veiga; do defensor público-geral do Estado em exercício, Nilton Leonel Arnecke Maria; do procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaiper; do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro João Osório; entre outras autoridades.
Durante a solenidade, a Banda da Brigada Militar executou os hinos do Brasil e rio-grandense, e o presidente do Parlamento, deputado Adão Villaverde (PT), ressaltou que ao longo destes anos o Parlamento foi um grande fiador das instituições democráticas e da democracia. Villaverde ainda disse que a preocupação central neste momento é estimular que todos os debates e todas as questões pertinentes a agenda do estado em pela Casa. "Aqui ter divergências e diferenças políticas não é nenhum problema. Devemos é ter postura, estatura e altivez para saber respeitar as diferenças" destacou.
Villaverde defendeu o programa
Destinos e Ações para o Rio Grande, que segundo ele é um projeto conjunto de quatro anos, de todos os deputados desta legislatura que querem recolocar a Casa no que julgam central e fundamental para o estado e ajudando na construção da legitimidade. "Aqui dentro devemos evitar ser braço de governo e interditar governo. Todos os debates serão no sentido de respeitar as relações de autonomia dos poderes", assegurou. O deputado reiterou ainda a responsabilidade de fortalecer a instituição.